O mundo ficou completamente sem graça nesta semana com a despedida do pai de um deus. Akira Toriyama, que deu vida ao divertido, comilão e extremamente poderoso Goku, o astro da série Dragon Ball. O autor morreu no dia 1º de março por causa de complicações em uma lesão na cabeça e seu falecimento só se tornou público nesta sexta-feira (8).
- Morre Akira Toriyama, criador de Dragon Ball
- Os 10 episódios mais marcantes de Dragon Ball Z
Toriyama começou sua carreira como ilustrador de quadrinhos japoneses em 1978, com Wonder Island, um trabalho que já mostrava seu talento para combinar ação e comédia. Esse foi o mix que deu certo em Dr. Slump, em 1984, e em sua obra mais célebre, Dragon Ball.

Diversos artistas prestaram homenagens a Toriyama, mas nenhuma fez tanta gente suar pelos olhos quanto a carta de amor e despedida escrita por Eiichiro Oda, criador de One Piece. Leia a íntegra e chore comigo:
–
Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
–
“Você se foi muito cedo.
E deixou um buraco muito grande.
Quando penso que não vou poder te ver de novo, sou esmagado pela tristeza.
Eu te admiro desde criança e, até hoje, lembro-me da primeira vez que você falou o meu nome em voz alta.
Sinto-me nostálgico ao pensar no dia em que você me chamou de ‘amigo’…
E voltei para casa feliz da vida, comemorando com o Kishimoto-san. Também me lembro da nossa última conversa.
Muitas décadas atrás, quando as pessoas ainda diziam que ler mangá as deixavam mais burros, você passou o bastão pra mim.
Você foi o responsável por criar uma era em que todos perceberam o potencial dos mangás como arte; em que todos perceberam que tanto adultos quanto crianças podem se divertir lendo.
Você nos mostrou mundos de sonhos e heróis que sempre seguem em frente.
Não apenas mangakás, como todas as pessoas que criam arte hoje em dia se lembram da empolgação e da emoção que sentiram ao ler Dragon Ball quando eram mais novos. Foi um marco sem tamanho.
Para nós, autores que tiveram a honra de subir no mesmo palco que você, as obras de Akira Toriyama se tornavam mais incríveis à medida que nos aproximávamos delas — chegando a ser assustador. Mas esse medo se dissipava por completo toda vez que eu te encontrava pessoalmente. Para nós, amar o Toriyama-sensei está no sangue.
Em nome de todos os mundos que você deixou para nós como legado, desejo do fundo do meu coração que você descanse em paz…
Que o céu seja um lugar tão agradável quanto os mundos que você criou.”
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- GPUs intermediárias RTX 4060 TI e RX 7700 XT começam a cair de preço
- Crime com deepfake de mulheres pode ter a pena aumentada
- Dia da Mulher: participação feminina chega a 49% na ciência brasileira
- Morre Akira Toriyama, criador de Dragon Ball
- Mortal Kombat 1 fica de graça por tempo limitado
- Os 45 filmes mais esperados de 2024