Por que Stella McCartney é tão relevante para a moda

Há mais de duas décadas, Stella McCartney mostra ao mundo que não é apenas a filha do ex-Beatle Paul McCartney, e muito menos somente mais uma figura qualquer na indústria fashion. Ela é, na verdade, uma designer de moda que se destaca a cada criação, e se consolida como uma defensora incansável da sustentabilidade e da ética na área.

No desfile mais recente da marca homônima da britânica, apresentado durante o Paris Fashion Week, peças com materiais alternativos ao couro e ao pelo de animais, por exemplo, não poderiam faltar. Na web, a coleção de outono/inverno 2024/25 foi bastante comentada. A coluna traz uma retrospectiva da trajetória de Stella para ressaltar a criatividade e a relevância da estilista na indústria. Vem conferir!

Na imagem com cor, fotos do desfile da Stella McCartney - metrópoles
Stella McCartney fundou a própria marca em 2001

 

Sobre Stella McCartney

Nascida em 13 de setembro de 1971, em Londres, na Inglaterra, Stella Nina McCartney não poderia ter escapado da influência artística dos pais — o famoso cantor Sir Paul McCartney e Linda McCartney, renomada fotógrafa e ativista dos direitos animais. Desde jovem, Stella manifestou amor pela moda. Aos 13 anos, fez a primeira peça de roupa: uma jaqueta.

Um tempo depois, aos 16 anos, a designer iniciou a própria jornada na indústria da moda com um estágio no escritório do estilista francês Christian Lacroix, considerado um dos mais respeitados em todo o mundo. Em continuidade ao gosto fashion, fez faculdade de design em uma das melhores universidades de arte e moda e design do globo, a Central Saint Martins, na capital britânica.

Com o pé direito no mundo fashion, o desfile de graduação de Stella, que ocorreu em 1995, teve uma trilha sonora assinada por ninguém menos que Paul McCartney, além das supermodelos Naomi Campbell e Kate Moss na passarela — um marco que nenhum outro aluno sonharia.

Mais tarde, com uma carreira consolidada, a designer revelou à BBC o que pensava sobre essas escolhas: “Relembro esse momento e me sinto um pouco envergonhada por ter sido tão ingênua. Elas eram minhas amigas. Kate estava até morando comigo por um tempo, e foi quando comecei a ter relações fora da faculdade, então quando chegou a hora de escolher as modelos para meu desfile de formatura, pensei: ‘Bem, acho que vou pedir para minhas amigas’. Entendo porque virou manchete e pode ter incomodado um pouco meus colegas estudantes, mas foi um momento bem britânico”.

na imagem com cor, a modelo Naomi Campbell com a estilista Stella McCartney - metrópoles
Stella McCartney possui uma agenda badalada de contatos desde nova

 

Na imagem com cor, foto da estilista Stella McCartney - Metrópoles
À revista Time, a designer de moda descreveu-se como “uma das primeiras nepo babies (abreviação de bebês do nepotismo, em tradução livre)”

 

na imagem com cor, a modelo Kate Moss com a estilista Stella McCartney - metrópoles
“Estou muito ciente da sorte que tive de ser aceita para trabalhar do jeito que eu queria desde o primeiro dia”, afirmou Stella

 

Início da carreira

Dois anos depois de se formar, Stella McCartney, em 1997, tornou-se diretora criativa da Chloé, grife francesa na qual a designer, com Phoebe Philo como assistente, sucedeu Karl Lagerfeld, que, na época, não ficou nem um pouco satisfeito com a decisão. Para o estilista, a escolha da marca foi de um nome grande da música, não da moda.

No entanto, mesmo com a falta de uma recepção calorosa, as britânicas fizeram uma passagem significativa pela Chloé, que obteve um aumento significativo nas vendas, e retornou aos holofotes da moda internacional com as criações visionárias da dupla. Na marca, Stella permaneceu por quatro anos.

Na imagem com cor, fotos de modelos desfilando para a marca Stella McCartney - Metrópoles
Stella McCartney quadriplicou as vendas da Chloé

 

Na imagem com cor, fotos de modelos desfilando para a marca Stella McCartney - Metrópoles
Com Phoebe Philo como assistente, Stella mostrou que a dúvida em relação à capacidade da dupla era um equívoco

 

Na imagem com cor, fotos de modelos desfilando para a marca Stella McCartney - Metrópoles
A modelo Gisele Bündchen já desfilou para a marca francesa sob o comando da estilista britânica

 

Compromisso com a sustentabilidade e parcerias inovadoras

Em 2001, Stella McCartney foi convidada pelo grupo Kering (antigo grupo Gucci) a lançar a própria marca. Após a decisão ousada de aceitar a oferta, a estilista estreou na Semana de Moda de Paris com uma coleção prêt-à-porter (pronta para vestir), e consolidou-se como uma designer talentosa e inovadora no meio.

Para além dos visuais impactantes, o diferencial da grife homônima é o compromisso inabalável com a sustentabilidade e a ética. Desde o início, Stella optou por não usar couro, peles ou materiais de origem animal nas próprias criações. Com essa escolha, a profissional, que segue os passos da mãe na prática vegana, redefiniu os padrões da indústria com o uso de materiais alternativos, como micélio de cogumelos e elastano 100% biodegradável, entre outros.

Ao longo dos anos, Stella McCartney estabeleceu parcerias inovadoras, incluindo colaborações com a Adidas, que resultou em linhas esportivas sustentáveis; e com a H&M, na qual introduziu ações sustentáveis na empresa de fast fashion (moda rápida, em tradução livre). Na collab com a C&A, e a estilista participou ativamente na escolha de todos os materiais usados na collab.

Em 2018, Stella se desvinculou do Kering e assumiu o controle total da etiqueta. Contudo, em 2019, vendeu parte da empresa para outro conglomerado de luxo, o LVMH. Essa união estratégica proporcionou impulso para consolidar a posição da diretora criativa como líder na alta moda sustentável.

Na imagem com cor, foto da Stella McCartney - Metrópoles
Desde 2010, a marca homônima é livre de PVC. Em 2021, durante o Paris Fashion Week, Stella apresentou coleção com 95% de materiais ecológicos nas peças

 

Jogadoras do time feminino de futebol inglês Arsenal sentadas em bancos vermelhos da arquibancada de um estádio. Ela usam roupas da marca Adidas em colaboração com a estilista Stella McCartney.
A designer se destacou no cenário esportivo, inclusive nos Jogos Olímpicos, ao criar uniformes para atletas

 

Na imagem com cor, fotos do desfile da Stella McCartney - metrópoles
A etiqueta rapidamente ganhou destaque por produzir peças contemporâneas, atemporais e elegantes

 

Desfile no Paris Fashion Week

O último desfile da grife no Paris Fashion Week apresentou uma coleção que incorporou elementos clássicos da marca para a temporada de outono/inverno 2024/25. No repertório, estão a alfaiataria da Savile Row, reinterpretada em formatos quadrado e oversized, e o minimalismo sexy presente em peças com strass, fendas e decotes profundos. Peças com couro de cogumelo, cascas de cânhamo, tecidos à base de maçã e outras inovações marcaram a passarela da estilista.

Em sintonia com tendências recentes da moda, Stella McCartney explorou materiais com as mais diferentes texturas. Um trench coat alongado e uma saia midi com textura semelhante ao couro de crocodilo, por exemplo, chamaram atenção entre as criações, pois evidenciam a habilidade da designer em recriar o luxo com opções alternativas de materiais. Bordados, brilhos, paetês e aplicações substituíram estampas, o que criou um contraste entre rigidez, fluidez e volume.

A paleta de cores, predominantemente composta por bege, rosa nude, preto e branco, com toques de vermelho e azul, destacou-se pela simplicidade e elegância. Um toque de ousadia foi introduzido por meio de detalhes como franjas e cordas trançadas, inspiradas na icônica cadeira vermelha dos Irmãos Campana.

Na imagem com cor, fotos de modelos desfilando para a marca Stella McCartney no Paris Fashion Week - Metrópoles
A jornada marcante da britânica é um testemunho da capacidade de combinar elegância atemporal com uma abordagem inovadora e consciente

 

Na imagem com cor, fotos de modelos desfilando para a marca Stella McCartney - Metrópoles
A coleção recente é uma fusão de minimalismo sustentável e extravagância elegante

 

Na imagem com cor, fotos de modelos desfilando para a marca Stella McCartney - Metrópoles
Stella mostra que a moda pode ser uma expressão de estilo consciente

 

Na imagem com cor, fotos de modelos desfilando para a marca Stella McCartney - Metrópoles
A estilista reforça que sustentabilidade é mais do que uma tendência. Já estava na hora, né?!

 

Na imagem com cor, fotos de modelos desfilando para a marca Stella McCartney - Metrópoles
Stella se firma como uma líder visionária

 

A história de Stella McCartney é um testemunho inspirador de uma designer que desafiou normas, enfrentou ceticismos e emergiu como uma personalidade relevante na moda sustentável. O legado da britânica vai para além das passarelas, e reflete um compromisso autêntico com a ética, a inovação e a consciência.

Enquanto enfrenta desafios e toma decisões que podem até não resultar em vendas de larga escala, Stella continua a pavimentar o caminho para uma moda que leva em consideração o mundo como um todo. Ela mostra que é possível prosperar enquanto permanece fiel a princípios fundamentais.

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