Destaques da NASA: nebulosas e + nas fotos astronômicas da semana

Vamos conferir as últimas fotos destacadas pela NASA no site Astronomy Picture of the Day? Para dar um gostinho do que você vai encontrar aqui, podemos já antecipar que os registros desta semana são bem variados. Mesmo assim, o destaque ficou por conta de duas nebulosas vastas e coloridas registradas por aqui.

  • Veja quais são as missões espaciais mais importantes de 2024
  • Oi? Estão dizendo que a Lua não é rochosa e emite luz própria

Outras fotos trazem fenômenos belíssimos e curiosos, como pilares de luz fotografados na China e uma vasta nuvem que apareceu no céu após o lançamento da missão Crew-8. De onde será que ela veio? Para descobrir, confira abaixo informações sobre as fotos e não se esqueça de conferir a galeria de imagens no fim desta matéria.

1. Odysseus na Lua

O compilado de fotos desta semana começa recordando a missão IM-1, que levou a sonda Odysseus (ou apenas Odie, se preferir), à superfície da Lua em 22 de fevereiro. O Odysseus pousou, mas precisou enfrentar problemas — entre eles, estão algumas das suas pernas, que acabaram quebradas durante a descida. Após pousar, o Odie permaneceu inclinado, apoiado em uma estrutura da superfície lunar. 


Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Eclipse solar total

 

Em 2017, um eclipse solar total escondeu o Sol temporariamente, maravilhando observadores em regiões dos Estados Unidos. O fenômeno foi registrado no vídeo acima, mostrando o brilho da coroa solar ao redor da Lua durante a ocultação do astro. Em abril, vai ocorrer mais um eclipse solar, cuja totalidade vai ser visível em regiões em uma faixa nos Estados Unidos. 

2. Pilares de luz 

Outra bela foto deste compilado mostra pilares de luz registrados na Mongólia Interior, na China. Eles são longas colunas luminosas, que se formam quando há cristais de gelo na atmosfera refletindo as luzes de fontes em solo. A foto mostra também constelações conhecidas, como a da Ursa Maior e Menor.  

📷 Leia mais: pilares de luz são a foto astronômica de segunda-feira (4)

3. Nebulosa do Anjo

A nebulosa NGC 2170 apareceu em uma foto espetacular, acompanhada por outras nebulosas de reflexão brilhantes em tons de azul. Mais conhecida como Nebulosa do Anjo, esta nuvem cósmica pode ser encontrada na direção da constelação Monoceros, o Unicórnio, e brilha refletindo a luz de estrelas próximas e quentes. 

📷 Leia mais: Nebulosa do Anjo é a foto astronômica de terça-feira (5)

4. Galáxia M102

Como é ver uma galáxia de lado? Para descobrir, é só conferir a galeria de imagens no fim desta matéria. Ali, está a foto da galáxia M102, que fica a 50 milhões de anos-luz da Terra e aparece na lateral em nossa perspectiva de observação. Seu disco é feito de faixas de poeira e estrelas jovens e azuladas. 

📷 Leia mais: galáxia M102 é a foto astronômica de quarta-feira (6)

5. Lançamento da Crew-8

Um foguete Falcon 9 foi lançado recentemente, impulsionando a cápsula Crew Dragon rumo à Estação Espacial Internacional. O veículo liberou uma bela pluma de exaustão, que foi fotografada por Michael Seeley. Na imagem, é possível o primeiro estágio do foguete se preparando para retornar à Terra.

📷 Leia mais: lançamento da Crew-8 é a foto astronômica de quinta-feira (7)

6. Nebulosa da Tarântula

A Nebulosa da Tarântula, também conhecida como 30 Doradus, é destaque final desta semana. Localizada na Grande Nuvem de Magalhães, ela é a maior e mais ativa região de formação estelar em nosso Grupo Local. Esta nebulosa fica a apenas 180 mil anos-luz de distância da Terra e pode ser observada na constelação Dorado. 

📷 Leia mais: Nebulosa da Tarântula é a foto astronômica de sexta-feira (8)

Acesse a galeria de fotos

Odysseus na Lua
Sonda Odysseus durante pouso na Lua; repare que uma das pernas está quebrada (Intuitive Machines)
Pilares de luz
N. D. Liao (Pilares de luz fotografados na Mongólia Interior, na China)
Nebulosa do Anjo
A nebulosa NGC 2170 brilha refletindo a luz de estrelas próximas (David Moulton)
Galáxia do Fuso
A galáxia M102 aparece na lateral em nossa perspectiva de observação (NASA, ESA, Hubble; Ehsan Ebrahimian)
Pluma do foguete Falcon 9
Nuvem de gás e poeira formada após o lançamento da missão Crew-8 (Michael Seeley)
Nebulosa da Tarântula
A nebulosa 30 Doradus forma estrelas violentamente (Hubble, ESO, James Webb)

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.