Desde a ampliação do serviço de cirurgia de cabeça e pescoço, o Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), através do Centro de Oncologia Dr. Oswaldo Leite, tem garantido maior celeridade na triagem e no diagnóstico dos pacientes oncológicos. Apenas entre abril e julho deste ano, foram realizadas mais de 1.200 consultas ambulatoriais e mais de 250 cirurgias na especialidade.
Referência no estado para tratamento de câncer, a Unidade de Alta Complexidade (Unacon) do Huse tem se destacado pelo aumento da equipe médica e pela assistência prestada. Atualmente, o Centro de Oncologia oferece Ambulatório de Triagem de Biópsia e de Seguimento.
Um dos principais resultados foi a redução de mais de 80% no tempo de espera para a primeira consulta de pacientes com suspeita ou diagnóstico de câncer. “Isso garante um diagnóstico mais rápido, tratamento adequado e aumenta as chances de cura. Realizamos a triagem, exames específicos e tratamento, incluindo cirurgias, radioterapia e quimioterapia, de forma mais ágil”, destacou Pedro Bittencourt, responsável técnico pela cirurgia de cabeça e pescoço do Huse.
Em três meses, foram realizadas mais de 300 consultas de triagem, com 57% dos pacientes admitidos no serviço, além de 75 biópsias. “Após o diagnóstico, o paciente já é encaminhado para tratamento, enquanto aqueles sem malignidade retornam para a Rede de Atenção à Saúde. A Unidade de Cirurgia de Cabeça e Pescoço de Sergipe no Huse oferece assistência contínua, com avaliações diárias, acompanhamento, escala noturna e cinco dias cirúrgicos por semana para otimizar o serviço”, explicou Bittencourt.
Mariza de Oliveira, dona de casa, procurou atendimento médico após sentir um caroço no pescoço, descobrindo um nódulo maligno. Encaminhada ao Centro de Oncologia do Huse, passou pela consulta e cirurgia rapidamente, iniciando o tratamento contra o câncer. “Em menos de um mês já fui operada. O atendimento no Huse é muito bom. Agora vou seguir com todo o acompanhamento”, relatou.
Meire Jane Oliveira, coordenadora geral do Centro de Oncologia do Huse, destacou a importância do serviço. “Os resultados são positivos e significativos, fazendo a diferença no tratamento e na qualidade de vida dos pacientes. É uma assistência de grande relevância, exclusiva da Unacon do Huse”, afirmou.
Julho Verde
Durante o mês de julho, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), através do Huse e da Unidade de Cirurgia de Cabeça e Pescoço de Sergipe (Unicapse), realizou diversas ações para a Campanha Julho Verde, instituída pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCPP), com o objetivo de promover cuidados, prevenção e diagnóstico precoce do câncer.
Em alusão ao Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço, celebrado neste sábado (27), o Huse reuniu profissionais de diversas áreas da saúde para apresentar os principais indicadores do serviço de cabeça e pescoço, a assistência prestada na Unacon e temas como abordagem fonoaudiológica, o papel da odontologia na prevenção e diagnóstico precoce, além dos princípios da radioterapia.
O secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, ressaltou os avanços da Oncologia em Sergipe. “O estado não mediu esforços, especialmente na cirurgia de cabeça e pescoço, frente às necessidades e oportunidades. Reorientamos fluxos para otimizar o tempo, que é precioso nessa patologia”, comentou.
O superintendente do Huse, Bruno Moura, destacou as ações desenvolvidas para otimizar os atendimentos na especialidade. “Ampliamos o serviço, garantindo maior celeridade nos atendimentos e assistência mais qualificada para os pacientes”, afirmou.
O encontro contou com a apresentação do Grupo/Coral de Acolhimento do Laringectomizado Total de Sergipe (GAL/SE) – ‘Vida que Segue’, que trabalha com pacientes oncológicos submetidos à laringectomia total devido ao câncer.
*Com informações Secom