No sábado (27), a Boeing informou em um comunicado que o teste com os propulsores da nave Starliner, que segue acoplada à Estação Espacial Internacional (ISS), foi concluído. As equipes monitoraram os propulsores e o sistema de hélio, coletando dados necessários para o retorno do veículo e dos astronautas Butch Wilmore e Suni Williams Terra.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Astronautas da Starliner estão “presos” na ISS; e agora?
“As equipes integradas entre a Starliner e a ISS trabalharam juntas extremamente bem nesta semana para finalizar e executar em segurança a sequência de acionamento dos propulsores”, comentou Chloe Mehring, diretora de voo da espaçonave.
Durante os testes, cada propulsor da espaçonave foi acionado uma só vez; enquanto isso, a dupla permaneceu no veículo, enviando informações em tempo real aos times em solo. O procedimento era necessário para confirmar o desempenho deles e, segundo Mehring, as equipes envolvidas “ficaram bastante felizes com os resultados”.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
De acordo com o comunicado, Wilmore e Williams vão participar de simulações de desacoplagem nesta semana. Também deve acontecer uma Análise de Prontidão de Voo, que vai contar com a análise dos dados obtidos durante o teste. “Embora uma data de pouso não tenha sido estabelecida, há oportunidades disponíveis [para o retorno da Starliner] em agosto”, finalizou a Boeing.
During today’s docked hot fire test, #Starliner thrusters performed at peak thrust rating values, and the helium system remained stable. Data will be reviewed and included in flight rationale for the Crew Flight Test undocking from @Space_Station and return to Earth.
More:… pic.twitter.com/q6kRmvXAYM
— Boeing Space (@BoeingSpace) July 27, 2024
A Starliner foi lançada à ISS em 5 de junho e foi acoplada ao laboratório orbital no dia seguinte com Butch Wilmore e Suni Williams, astronautas da NASA. Eles deveriam ter permanecido cerca de uma semana no laboratório orbital, mas falhas e anomalias na espaçonave levaram a NASA e a Boeing a adiar o retorno da dupla.
Em uma conferência realizada no início de julho, eles comentaram que “têm certeza que vão voltar em segurança para a Terra” apesar dos vários problemas técnicos ocorridos na Starliner. Na última semana, Steve Stich, gerente do programa Commercial Crew na NASA, declarou que ainda não há uma data definida para a espaçonave voltar ao nosso planeta.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- Como surgiu o Doutor Destino e quais são seus poderes?
- Passar horas vendo memes e bobagens na internet deteriora o cérebro
- 5 motivos para não comprar o Fastback Abarth
- SDCC 2024 | Robert Downey Jr. será Dr. Destino em novo Vingadores
- Apple Intelligence será lançado apenas no iOS 18.1, sugere vazamento
- Google Pixel 9 Pro Fold ganha novas imagens em alta resolução