Dez milhões de brasileiros já possuem a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) nesta segunda-feira (29/7). A CIN visa modernizar o Sistema de Identificação do Cidadão no Brasil, aprimorando a integridade dos cadastros do governo, reduzindo fraudes e aumentando a segurança dos processos de identificação.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Como emitir a CNH Digital pelo celular
“Estamos trabalhando em conjunto com os estados para ampliar a emissão da CIN, recomendamos aos cidadãos que têm interesse em ter a sua carteira que procurem o posto de atendimento de seu estado”, afirmou o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. Até o momento, a CIN está disponível em 24 estados e no Distrito Federal, sendo Amapá e Roraima as únicas exceções.
Nova carteira de identidade
A nova carteira adota o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como o único número de Registro Geral (RG) em todo o país, evitando que cada estado emita um documento com numeração diferente.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Segundo Mascarenhas, a CIN também permite que a administração pública seja mais proativa na oferta de serviços. Por exemplo, o governo pode orientar estudantes sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou informar idosos sobre benefícios a que têm direito.
Além disso, a CIN está conectada à identidade digital do GOV.BR, elevando a conta do usuário ao nível ouro, que é o mais alto nível de segurança. Atualmente, a plataforma GOV.BR possui mais de 159 milhões de usuários, oferecendo acesso a mais de 4.300 serviços digitais.

No Rio Grande do Sul, o estado com o maior número de CINs emitidas, mais de 1,2 milhão de carteiras foram expedidas. O número mostra que residentes do estado conseguiram obter a nova identidade mesmo durante o desastre ambiental recente.
Para apoiar os cidadãos do Rio Grande do Sul, o Ministério da Gestão está colaborando com as autoridades locais para a reimpressão de CINs, simplificando o processo devido à tecnologia utilizada na nova carteira.
A primeira via da CIN é gratuita e pode ser emitida até 2032. Veja como fazer o novo RG, a Carteira de Identidade Nacional.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- 1º coração artificial feito de titânio é implantado em paciente humano
- Como surgiu o Doutor Destino e quais são seus poderes?
- Pico da chuva de meteoros Delta Aquáridas começa nesta segunda (29)
- MEI tem até quarta (31) para cadastrar dados no DET; saiba como
- Blade revela por que traiu os Vingadores na saga Blood Hunt
- Pesquisa revela os 10 cursos tech mais buscados por empresas em 2024