PS5 Pro terá 4x mais desempenho em ray tracing, dizem especialistas

O PlaStation 5 Pro vem sendo alvo de muitos rumores há algum tempo, e o mais recente diz respeito ao seu desempenho em ray tracing. O boato afirma que o novo videogame da Sony terá 4x mais desempenho em ray tracing que a versão atual, fato corroborado pelos especialistas do Digital Foundry nesta segunda-feira (29).

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Rumores apontam que o PS5 Pro apresentará um salto tímido de desempenho bruto de CPU, mas que ainda assim trará melhorias consideráveis em outros recursos graças à arquitetura RDNA 4. E é justamente essa mudança que trará um ganho de performance notável para a performance do console em ray tracing.

Comentando o assunto, a turma do Digital Foundry respaldou o vazamento e disse que as especificações vazadas do PS5 indicam que ele terá suporte a intersecção de ray tracing duplo com compactação de BVH aprimorada.


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De maneira prática, a interseção de ray tracing duplo fará o redirecionamento das menores porções das unidades de textura para que os Ray Accelerators lidem com elas. Essas unidades são as mais complexas de serem processadas, exigindo muito poder computacional. Assim, o objetivo é desafogar o sistema como um todo, atribuindo aos aceleradores as tarefas mais complicadas para uma performance aprimorada.

 

Já a compactação de BVH reduz a quantidade de memória que os devs precisam para rastrear recursos importantes para otimização dos gráficos. Assim, com mais memória livre, é possível alocar mais assets e processá-los com muito mais eficiência em tempos cada vez menores.

E o path tracing no PS5 Pro?

Apesar de comentarem essas funcionalidades e concordarem que elas estarão no PlayStation 5 Pro, os especialistas do Digital Foundry não chegaram a falar nada sobre a compatibilidade do videogame com path tracing.

E esse é um ponto que vem gerando muita ansiedade nos entusiastas de plantão. Jogos mais recentes já estão empregando o path tracing para renderizar cenas e iluminação muito mais realistas, mas às custas de muito mais poder computacional. E para isso ser possível, o hardware tem de ser compatível com Ray Traversal, um mecanismo imprescindível que nunca apareceu em nenhum vazamento do PS5 Pro.

PS5 Pro será baseado na arquitetura RDNA 4 e teria maior compatibilidade com ray tracing (Imagem: Reprodução/Let’s Go Digital)

Dessa forma, apesar do provável salto de desempenho em ray tracing, é provável que o PlayStation 5 Pro não dê um passo além e chegue ao mercado sem suporte a path tracing — algo compreensível, já que os jogos têm de seguir compatíveis com o PS5 Fat e Slim.

O PlayStation 5 Pro ainda não foi oficialmente revelado, mas há rumores de que ele já está pronto há algum tempo, aguardando apenas o lançamento de GTA 6.

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