Há quatro meses no Brasil, o embaixador de Ruanda, Lawrence Manzi, reuniu, na última segunda-feira (29/7), autoridades, embaixadores, diplomatas e amigos para a celebração do 30° aniversário da libertação, o Kwibohora. O evento, realizado no espaço Villa Rizza, relembra a vitória da nação em 4 de julho de 1994, quando o genocídio que assombrou o grupo étnico Tutsi chegou ao fim.
Leia também
Claudia Meireles
Embaixada da França dá dicas para brasileiros viverem as Olimpíadas
Claudia Meireles
Jantar na embaixada da Noruega celebra visita da ministra Anne Beathe
Claudia Meireles
Em jantar, embaixada do Omã celebra 50 anos de amizade com o Brasil
Claudia Meireles
Embaixada da Itália celebra o aniversário da República Italiana
Apesar de ser um dia para comemorar a liberdade e a paz da nação, a reunião também foi um momento para refletir sobre o massacre. Mesmo tendo durado apenas três meses, mais de um milhão de pessoas foram mortas. O triste fato reverbera no país e na sociedade ruandesa até os dias de hoje.
“A libertação, ou Kwibohora, que hoje celebramos, foi alcançada por meio de um grande sacrifício, guiado pela visão de uma sociedade melhor. A luta de libertação procurou construir um país adequado para todos, com uma governação baseada no povo, sem divisões étnicas, corrupção, pobreza e integrada dentro e na região”, afirmou o embaixador Lawrence Manzi.
Mesmo o país tendo sido resgatado em ruínas, o representante de Ruanda destacou que o sofrimento fez com que ruandeses se tornassem melhores e mais fortes do que nunca.
“Os ruandeses desafiaram as probabilidades e, hoje, prestamos homenagem aos ruandeses, a maioria eram mulheres e homens jovens naquela época, e deram tudo de si para impedir o genocídio e libertar o nosso país”, destacou Lawrence Manzi.
Além disso, durante o discurso, Manzi também enalteceu as relações bilaterais com o Brasil, que apesar de ter iniciado em 1981, se intensificou nos últimos tempos, principalmente com a chegada da embaixada ao país.
Assim como o representante de Ruanda, o diretor do Departamento de África e Oriente Médio do MRE, Antônio Augusto Martins César, também destacou a importância do diálogo político entre as duas nações. Ele ressaltou o comprometimento do governo brasileiro em ser parceiro em projetos de desenvolvimento.
Embaixador de Ruanda, Lawrence Manzi; e diretor do Departamento de África e Oriente Médio do MRE, Antônio Augusto Martins César
Além de prestigiarem a festividade solene e comemorarem o belo relacionamento que os países têm construído, os convidados também aproveitaram um delicioso buffet com coquetel volante, jantar tradicional, com opções de peixe, carne, acompanhamentos, salada e os indispensáveis arroz e feijão, e belas sobremesas.
3 imagens
1 de 3
Detalhes do buffet Villa Rizza
Luh Fiuza/Metrópoles/@luhfiuzafotografia
2 de 3
Delícias servidas durante o evento
Luh Fiuza/Metrópoles/@luhfiuzafotografia
3 de 3
Opções de sobremesa
Luh Fiuza/Metrópoles/@luhfiuzafotografia
Confira os cliques de Luh Alves:
Embaixador de Ruanda, Lawrence Manzi; e embaixador do Benin, Boniface VignonEmbaixatriz de Ruanda, Annet BainganaEmbaixador de Cuba, Adolfo Curbelo Castellanos; e Secretário-Executivo de Relações Internacionais, Paulo César ChavesEmbaixadora dos Estados Unidos, Elizabeth Frawley Bagley; e embaixador do Canadá, Emmanuel KamarianakiEmbaixador da Grécia, Ioannis Tzovas Mourouzis; embaixadora da Finlândia, Johanna Karanko; embaixadora do Haiti, Rachel Coupaud; e embaixador de Cuba, Adolfo Curbelo CastellanosEmbaixador de Malta, John AquilinaEmbaixador da Costa do Marfim, Diamoutene Alassane Zié; e embaixadora do Senegal, Aminata Fall CisséEmbaixadora da Finlândia, Johanna Karanko; embaixador do Canadá, Emmanuel Kamarianakis; e embaixador da França, Emmanuel LenainEmbaixador da Nigéria, Muhammad Makarfi Ahmad, e Labaran Bahago RiskuwaEmbaixatriz de Ruanda, Annet Baingana, e Fabiana CeyhanTheogene Ntakirumana, embaixatriz de Ruanda, Annet Baingana; Elna Souza e embaixador de Ruanda; Lawrence ManziBalothegi Mathule e Andrew Nkongho ObenThiago Bernardon e Alicia GautoYohannes Shode DidawaEmbaixadora dos Estados Unidos, Elizabeth Frawley BagleyAdriana Pereira; Paloma Melo; embaixatriz de Ruanda, Annet Baingana; e embaixador de Ruanda, Lawrence ManziDiretor do Departamento de África e Oriente Médio do MRE, Antônio Augusto Martins CésarDissake Soppi Emma FranceAndrew Nkongho ObenTheogene NtakirumanaLiz Lobo; embaixador de Ruanda, Lawrence Manzi; e embaixatriz de Ruanda, Annet BainganaAlessandro Scotti e Andrew ObenLucas Parreira LoriniMaria Eduarda Trentin, Yasmin Souza, Júlia Porto e Victória TezelliIsabel Almeida, embaixador de Ruanda, Lawrence Manzi; e embaixatriz de Ruanda, Annet BainganaeEmbaixador e embaixatriz de Ruanda dançaram durante o 30º aniversário da liberdade de Ruanda
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.