Apple remove anúncio após críticas sobre representação da Tailândia

A Apple retirou do ar um anúncio da série “The Underdogs: OOO (Out of Office)” após críticas sobre a representação estereotipada da Tailândia. O vídeo, lançado em julho, mostrava uma equipe de trabalhadores viajando pelo país e utilizando produtos da Apple, mas foi acusado de usar filtros e cenários que retratavam a Tailândia como subdesenvolvida.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Apple remove dois apps de streaming pirata da App Store

A repercussão negativa levou a Apple a emitir um pedido de desculpas, reconhecendo que “a intenção era celebrar a cultura e o otimismo do país”, mas que o resultado final não capturou a Tailândia “vibrante” dos dias atuais. A empresa também confirmou que o vídeo foi removido do YouTube.

Críticas ao anúncio da Apple

O vídeo mostra uma equipe da Apple viajando pela Tailândia para encontrar uma empresa de embalagens a pedido de um cliente exigente, interpretado pelo ator Christopher Mintz-Plasse.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Para atender às solicitações do cliente, os personagens percorrem o país em trens antigos, ônibus e tuk-tuks, e se hospedam em um hotel precário. Todos os problemas enfrentados pela equipe são resolvidos rapidamente com recursos dos produtos da Apple.

Nas redes sociais, usuários criticaram a escolha de cenários e a aplicação de filtros para retratar o país. Um usuário do X brincou que a Tailândia se tornou um “país de filtro amarelo”, comentando: “Eu gosto de como a Apple colocou um filtro de terceiro mundo em Bangkok contemporânea nos seus anúncios. Muito elegante.”

No TikTok, o usuário Rohit Singh comenta que o vídeo é “100% estereotipado” e que a Tailândia não é como retratada. “Não sei como tiveram essa ideia. Talvez eles não tinham dinheiro, e a equipe de marketing nunca visitou ou viu a Tailândia”, provocou Singh em seu vídeo.

@singhsocial Apple ad mocking Thailand Such a stupid and silly ad #thailand #bangkok #travel ♬ original sound – Rohit Singh

Após a repercussão negativa do vídeo, o porta-voz do comitê de turismo da Câmara dos Representantes da Tailândia Sattra Sripan incentivou um boicote aos produtos da Apple. “Os tailandeses estão profundamente descontentes com a propaganda. Eu encorajo os tailandeses a pararem de usar produtos da Apple e mudarem para outras marcas”, disse Sripan em comunicado.

Este é o segundo pedido de desculpas da Apple relacionado a um anúncio este ano. Em maio, a empresa veiculou um comercial do iPad Pro que também gerou controvérsias, nesse caso entre a comunidade criativa, por insinuar que a IA generativa substituiria o trabalho artístico humano.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Google contrata Character.AI para implementar avançados chatbots de persona
  • Apple remove dois apps de streaming pirata da App Store
  • Dia dos Pais | 5 celulares bons e baratos para presentear seu pai
  • Modo de caminhar fornece pistas sobre a saúde de uma pessoa
  • Diretor de GTA 4 explica a razão obscura pela qual abandonou a Rockstar
  • 10 melhores carros para comprar por até R$ 50 mil em 2024
Adicionar aos favoritos o Link permanente.