Com o lema “Conectividade e Inclusão Digital”, as inscrições para a 30ª edição do Prêmio Jovem Cientista estão abertas até o dia 4 de outubro. Há mais de 40 anos, a iniciativa premia estudantes do ensino médio e jovens pesquisadores que buscam novas soluções para problemas brasileiros, através da tecnologia e inovação. Isso envolve desde propostas para melhorar o acesso à internet até melhorias na saúde com a Inteligência Artificial (IA).
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Futuros cientistas! A importância de gerar interesse pela ciência nas crianças
Nesta edição do Prêmio Jovem Cientista, os selecionados poderão ganhar notebooks, bolsas de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e valores em dinheiro (de R$ 12 mil a até R$ 40 mil).
Após a análise feita por um time de especialistas, a divulgação dos resultados da 30ª edição do Prêmio Jovem Cientista será feita até fevereiro de 2025. Para se inscrever, é preciso preencher o formulário disponível na página oficial da iniciativa.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Prêmio Jovem Cientista
Retomado no ano passado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a premiação é uma iniciativa do CNPq em colaboração com a Fundação Roberto Marinho (FRM) e outros parceiros.
Ao longo de sua existência, já foram premiados mais de 194 pesquisadores e estudantes, além de 21 instituições de ensino superior e médio. Agora, uma nova leva de jovens mentes deve ser selecionada.
Quem pode se inscrever?
O perfil dos candidatos ao Prêmio Jovem Cientista varia de acordo com a categoria. No caso da categoria Estudante de Ensino Médio, podem se inscrever todos os matriculados em escolas públicas ou particulares, com menos de 25 anos (no dia 31 de dezembro de 2024).
Em Estudante do Ensino Superior, estão aptos a se candidatarem aqueles que estão na universidade ou que tenham concluído a graduação a partir de 1º de janeiro de 2023, com menos de 30 anos.
Enquanto isso, a categoria Mestre e Doutor aceita estudantes de mestrado, mestres, estudantes de doutorado e doutores com até 39 anos.
Conectividade e Inclusão Digital
Com o lema “Conectividade e Inclusão Digital”, a 30ª edição do Prêmio Jovem Cientista busca soluções inovadoras para a melhorar o uso da internet no Brasil, o que engloba a sala de aula.

Como aponta a pesquisa TIC Educação 2022, 94% das escolas brasileiras de Ensino Fundamental e Ensino Médio possuem acesso à internet, mas apenas 58% disponibilizam computadores, notebooks ou tablets conectados para o uso dos alunos. Entre os problemas que ainda limitam a conexão à internet para fins educacionais, está a questão do sinal.
Então, há uma grande demanda por novas tecnologias, mas esses projetos não precisam estar limitados apenas ao ambiente escolar. Por exemplo, podem ser contempladas propostas que promovem a cidadania digital, a medicina de precisão aliada à IA e novas ferramentas para inclusão dos idosos, como indica o edital.
Case do app para praticar esportes
Entre os vencedores de edições anteriores do Prêmio Jovem Cientista, está João Pedro Wieland, que foi selecionado aos 15 anos. Na época, apresentou o projeto de um aplicativo que identificava a frequência respiratória de uma pessoa e indicava a melhor música para ouvir durante o exercício físico.
“Desenvolvi um aplicativo de celular para controlar atividade física, porque observei que as pessoas usavam música para correr na praia e quis entender o que estava por trás disso. Me perguntei se podia usar algum algoritmo para ajudar na escolha da melhor música para cada tipo de treino, experimentei e deu certo”, detalha Wieland, em nota.
Hoje, com 27 anos, Wieland é mestrando na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na área de engenharia de software e trabalha com inovação tecnológica. Para ele, a premiação foi uma grande oportunidade de conhecer a carreira de cientista.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- Beber água em garrafinha de plástico aumenta pressão arterial
- 🚨 GRANDE E BARATA | Smart TV Samsung de 77 polegadas atinge preço baixo
- Celular flip da Barbie ganha imagens oficiais e chegará em agosto
- Nova capa do Absolute Batman é a maior inovação do herói em décadas
- Google e Apple são acionados pelo MJSP a incluir proteção por senha em e-mails
- X-Men quebra regra de poderes na adolescência que já durava 61 anos