Excesso de automatização ajuda ou atrapalha o marketing das empresas?

A fim de garantir maior agilidade para fechar a venda de um produto ou de um serviço, inúmeras ferramentas estão hoje disponíveis para utilização no âmbito do marketing. O que, por um lado, pode ser um excelente facilitador, por outro pode trazer situações desfavoráveis para o negócio ou causar confusão.

É evidente que a tecnologia veio para proporcionar muitos benefícios, tanto profissionais como pessoais.

Hoje possuímos um vasto leque de opções que nos ajudam a otimizar nosso trabalho, alavancar os negócios e melhorar, de forma geral, a vida do ser humano. Somos uma geração beneficiária de oportunidades tecnológicas que somam à nossa realidade.

Quando as gerações passadas imaginariam que, para se consultar com um médico, por exemplo, seria somente pegar um aparelho móvel, acessar um aplicativo e se consultar por ali mesmo, a distância? Ou quando imaginariam que, para vender um produto ou um serviço, não fosse necessário abrir um espaço físico nem ter contato direto com o cliente?

Temos facilidades que, há poucos anos, sequer as pessoas poderiam imaginar. Porém, é preciso cautela para não se perder neste caminho.

A tecnologia a nosso favor

A tecnologia não estaciona, é um ramo em constante desenvolvimento. Com isso surgem cada vez mais ferramentas, dispositivos e soluções práticas que prometem inúmeros benefícios.

Porém, é oportuno dizer que nem tudo o que existe é para todos. Isso porque não precisamos de todas as ferramentas disponíveis no mercado para alcançarmos resultados satisfatórios e, inclusive, podemos gerar um efeito rebote quando não utilizamos com sabedoria o que temos disponível.

O excesso de possibilidade, ferramentas, IAs podem confundir dos iniciantes aos mais experientes, entretanto com dedicação, estudo e até mesmo um bom profissional que entenda o funcionamento desses recursos ao seu lado, você terá muitos benefícios na sua área, qualquer que seja.

No marketing não é diferente. Existe uma série de recursos disponíveis para automatizar as ações que um profissional de marketing precisa aplicar. Ao tempo em que tais recursos podem auxiliar nas demandas, reduzir gastos – tanto com mão de obra, como com pessoal – e otimizar todo o processo, também podem alavancar os resultados.

O profissional precisa estar atento e saber utilizar as ferramentas a seu favor. Por isso, a ajuda de um especialista é indispensável, pois se faz necessário unir prática e técnica para identificar os melhores recursos para cada nicho e, assim, atuar de maneira eficaz.

Para construir uma comunicação virtual, as empresas precisam entender as tecnologias que automatizam os processos de marketing, que ocorrem desde o primeiro contato.

Uma automação de respostas e conversas, por exemplo, pode ser aplicada nas suas redes sociais, como Instagram, Facebook e WhatsApp, facilitando assim a comunicação com seu cliente e possível comprador.

Chegamos em um avanço tão grande que existem atendimentos virtuais que conseguem “conversar” com as pessoas até o fechamento do negócio ou agendamento, de uma forma completamente humanizada.

Alguns nem mesmo percebem que estão conversando com uma inteligência artificial.

Contudo, a falta de um especialista que conheça todo o processo, pode causar transtornos ao empresário ou ao profissional autônomo.

Não é à toa que não são todas as empresas que alcançam resultados no virtual.

O excesso de automatização pode ser um fator desencadeante de consequências negativas, o que irá causar uma falsa ideia de que aquele negócio não é interessante o suficiente para alcançar um bom público. A verdade é que existe sim público-alvo para todos os ramos, porém, a enorme oferta de recursos existentes pode, facilmente, confundir quem não os domina e isso pode gerar uma grande confusão interna, principalmente para médias e grandes empresas.

Em resumo: Quem não está preparado para utilizar as ferramentas de automatização acaba agindo desproporcionalmente, gerando efeitos negativos sobre a sua empresa dentro do universo virtual.

Assim como quem possui conhecimento amplo, técnicas e sabe utilizar os recursos de automatização da forma correta, inevitavelmente sai na frente e alcança resultados surpreendentes.

Não ignore todos esses movimentos e avanços da inteligência artificial, assim como automações e tudo o que pode alavancar sua comunicação. Elas enriquecem e somam muito em qualquer negócio digital.

Lembre-se: grandes marcas, nomes e grupos acabaram fechando as portas por não acompanharem e se adaptarem às inovações.

Rafael Delgado é especialista em posicionamento médico digital e treinamento de equipes de atendimento de clínicas e hospitais.

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