Um objeto desconhecido foi detectado no dia 6 de julho. A descoberta alertou a comunidade de defesa planetária sobre um possível asteroide potencialmente perigoso descoberto viajando em uma direção que o deixaria perto demais da Terra e da Lua. Só que, nesta quinta (15), a Agência Espacial Europeia explicou que não se tratava de asteroide algum; na verdade, o que foi detectado foi a sonda JUICE, que vai estudar Júpiter e suas luas!
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- O que a NASA faria se um asteroide fosse se chocar com a Terra?
O suposto “asteroide” parecia ter 50 m de diâmetro. “A JUICE é uma sonda grande, mas com certeza não tem nem 50 m de diâmetro”, escreveram oficiais da ESA em um comunicado que detalha o ocorrido.
Para os astrônomos descobrirem o tamanho de um objeto próximo da Terra, como um asteroide ou um cometa, eles analisam o brilho — normalmente, objetos do tipo são feitos de material escuro e rochoso. Portanto, se refletirem bastante luz, provavelmente são grandes.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Como a Juice tem painéis solares extensos, seu brilho era parecido com aquele esperado de um grande asteroide no céu.
A animação à direita abaixo mostra como a sonda apareceu para os instrumentos da estação da ESA em Tenerife, na Espanha — a Juice é o pontinho branco se movendo da esquerda para a direita.
Is it an asteroid? Is it a comet? No! It’s @ESA_JUICE! Juice was briefly mistaken for a new potentially hazardous asteroid as it races towards Earth for next week’s double flyby. Fortunately, experts have confirmed that Juice poses no risk to our planet😉https://t.co/lGMBfT4hHA pic.twitter.com/FaDjKTPBmh
— ESA Operations (@esaoperations) August 15, 2024
No lado esquerdo, estão imagens capturadas pelo telescópio Schmidit, em um observatório na Espanha, entre os dias 3 e 4 de agosto. Perceba que a Juice também se move da esquerda para a direita.
Na sequência acima, ela aparece acompanhada por outro pontinho se movendo da esquerda para a direita — aquele era um asteroide “de verdade”, que por acaso estava alinhado com a Juice naquele momento. Existem outros nesta animação, que aparecem como pontos se movendo da esquerda para a direita.
No fim das contas, as equipes de defesa planetária confirmaram que a Juice não oferece riscos para a Terra. E pode ficar tranquilo, pois eles asseguraram que não há asteroides conhecidos em rota de colisão com nosso planeta pelos próximos 100 anos.
Agora, a Juice se prepara para um sobrevoo pela Lua e Terra, que vai usar a gravidade de ambas para direcioná-la a Vênus. Se tudo correr bem, a sonda vai sobrevoar o planeta em agosto de 2025.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- Samsung leva Circule para Pesquisar para modelos da linha Galaxy A
- WhatsApp não pode compartilhar dados pessoais com apps da Meta, decide justiça
- Correção de CPUs Intel de 13ª e 14ª geração não afeta desempenho
- Galaxy S25 Ultra aparece com bordas arredondadas em novas imagens
- Google lança Gemini Live, nova experiência de conversa por voz com IA
- Google Pixel 9 Pro Fold chega com visual renovado e 7 anos de updates