A foto destacada pela NASA nesta sexta (16) traz dois fenômenos registrados de uma só vez por Jason Dain perto de Halifax, no Canadá. Um deles é uma aurora boreal, que coloriu o céu, e o outro é um meteoro da chuva Perseidas atravessando a atmosfera.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Astronauta faz vídeo incrível de aurora boreal vista da ISS
No clique, o rastro do meteoro parece cruzar as estrelas da Ursa Maior, uma das constelações mais célebres do hemisfério norte.
Ele fez o registro no dia 12 de agosto, que foi quando ocorreu o pico da chuva de meteoros Perseidas. Ela ocorre todos os anos e é causada por detritos do cometa Swift-Tuttle.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Confira:

Por sorte, a passagem do meteoro foi acompanhada pela aurora boreal, resultado de uma tempestade solar recente.
Auroras boreais
As auroras boreais e austrais são como cortinas luminosas que ocorrem nos polos sul e norte da Terra. Elas são formadas por tempestades geomagnéticas, fenômenos que ocorrem quando o Sol causa erupções ou ejeções de massa coronal.
A atividade do nosso astro dispara partículas eletricamente carregadas, que viajam pelo espaço por meio do vento solar e eventualmente colidem com a Terra. Parte delas é capturada pelo campo magnético terrestre, que as acelera em direção aos polos magnéticos — é por isso que as auroras ocorrem com mais frequência nestas regiões.
Ali, as partículas colidem com os átomos e moléculas na atmosfera. As cores da aurora dependem dos gases na interação: por exemplo, o oxigênio é responsável pelos tons esverdeados nas auroras, enquanto o azul, roxo e rosa vêm do nitrogênio.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- Cientistas descobrem como regenerar neurônios antigos
- 🤑 BARATO | Compre iPhone 13 de 256 GB em ótima oferta
- Antony Starr | 5 filmes e séries com o ator que é o Capitão Pátria em The Boys
- 😍 SPEAKER COMPACTO | Lenovo TS33 custa apenas R$ 71 em nova oferta
- 1º smartphone do mundo, IBM Simon completa 30 anos hoje
- Surfista Prateado 2099 tem origem muito mais sombria que a do original