Atualmente, um novo subtipo do vírus HIV circula em três estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Bahia. A informação vem de um estudo realizado por uma parceria da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), publicado na revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz nesta sexta (16)
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Sétimo caso de cura do HIV acende esperança para novos tratamentos
De acordo com o estudo, essa variante resulta da mistura genética de dois tipos de HIV: B e C. A teoria dos próprios autores do estudo é que essa tenha surgido em um paciente infectado, ao mesmo tempo, com os tipos B e C do vírus.
Para a análise, os cientistas utilizaram uma amostra genética coletada em 2019 de um portador do HIV em que foram identificados os fragmentos dos dois tipos diferentes do vírus.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Justamente por combinar genes dos subtipos B e C, a nova variante é chamada de “vírus recombinante”.

Os autores apontam que “quando duas variantes diferentes infectam a mesma célula, podem se formar híbridos durante o processo de replicação do vírus e, destes, surgem os recombinantes”.
Além disso, o estudo também remonta para a possibilidade de que esse único portador tenha iniciado a transmissão do novo tipo no Brasil. “Nosso estudo mostrou que as variantes encontradas nas diferentes regiões geográficas são descendentes de um mesmo ancestral. Assim, é possível especular que ela já está amplamente disseminada no país”, aponta a equipe, em comunicado.
Os próximos passos da ciência devem envolver a condução de novos estudos para verificar diferenças entre a nova variante e os tipos C e B nas taxas de transmissão e progressão da infecção.
Ainda assim, os pesquisadores alegam que não há evidências de que o tratamento contra o vírus precise passar por algum tipo de modificação.
A ciência na luta contra o HIV
Diante de uma batalha desafiadora, a ciência vem nos trazendo cada vez mais avanços. Neste ano, pesquisadores da Universidade de Amsterdã conseguiram mostrar que a edição genética elimina o HIV das células.
Em paralelo, há uma vacina do HIV em desenvolvimento, que já mostrou gerar anticorpos contra AIDS em humanos.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- Cientistas descobrem como regenerar neurônios antigos
- 😍 SPEAKER COMPACTO | Lenovo TS33 custa apenas R$ 71 em nova oferta
- 🤑 BARATO | Compre iPhone 13 de 256 GB em ótima oferta
- Antony Starr | 5 filmes e séries com o ator que é o Capitão Pátria em The Boys
- Fim do spam? Anatel testa identificador de ligações indesejadas
- Redmi Note 14 Pro vaza com visual renovado e possível data de estreia