José Guimarães: “Governo Lula quer preservar Congresso e STF”

Líder do governo Lula na Câmara, José Guimarães (PT-CE) afirmou que o Planalto vai agir para tentar conter a crise entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso, por causa da interrupção do pagamento das chamadas “emendas Pix”. Nesta sexta-feira (16/08), a Corte referendou uma decisão do ministro Flávio Dino que interropeu o repasse até que mecanismos de transparência sejam adotados.

“O confronto do Congresso não é com o governo… Mas nós vamos atuar. Vou agir para formar um entendimento entre os Poderes, para preservar tanto o Supremo quanto o Congresso. Os três poderes não podem se digladiar. Nosso papel é buscar o diálogo e o entendimento”, afirmou José Guimarães à coluna.

Lula convocou os líderes do governo no Congresso para uma reunião na próxima segunda-feira (19/08), no Planalto, para conter a crise do Legislativo com o Supremo Tribunal Federal (STF). A ideia do presidente é amarrar a estratégia com os parlamentares e, em seguida, reunir-se com os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Um dos temores é que o Congresso aprove um Orçamento mais restritivo, que impeça o governo de fazer investimentos em obras estruturantes, como o PAC, no ano que antecede a eleição presidencial de 2026. No pior dos cenários, caso a crise perdure, os parlamentares podem encerrar 2024 sem votar o orçamento de 2025, fazendo o Executivo contar apenas com a liberação mensal de 1/12 do valor previsto para o custeio da máquina pública.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.