São Paulo — O influencer Pablo Marçal, candidato do PRTB à Prefeitura de São Paulo, comemorou nas redes sociais o resultado da pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (22/8). O levantamento mostra que o ex-coach cresceu sete pontos percentuais em duas semanas, passando de 14% para 21% das intenções de voto.
Com o resultado, Marçal aparece, pela primeira vez, tecnicamente empatado com o deputado federal Guilherme Boulos (Psol), que tem 23%, e com atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), que soma 19%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais.
“A piada virou pesadelo”, escreveu Marçal em seu perfil no Instagram. “Isso é pq a pesquisa tá errada!! Não vai ter segundo turno”, complementou o candidato em outra postagem.
Com sete pontos a mais que na pesquisa anterior, divulgada em 9 de agosto, Marçal foi o candidato que mais cresceu na corrida eleitoral em São Paulo. Boulos oscilou um ponto para cima — tinha 22% — e Nunes caiu quatro pontos — marcava 23%.
O apresentador José Luiz Datena (PSDB) apresentou uma queda de quatro pontos percentuais em relação à última pesquisa e aparece com 10% no atual cenário. Já a deputada federal Tabata Amaral (PSB) apresentou 8%, enquanto a economista Marina Helena (Novo) ficou com 4%.
Confira o levantamento completo do Datafolha:
- Guilherme Boulos (PSol): 23%
- Pablo Marçal (PRTB): 21%
- Ricardo Nunes (MDB): 19%
- José Luiz Datena (PSDB): 10%
- Tabata Amaral (PSB): 8%
- Marina Helena (Novo): 4%
- Altino Prazeres Jr. (PSTU): 1%
- Ricardo Senese (UP): 0%
- João Pimenta (PCO): 2%
- Fernando Fantauzzi (DC): 0%
- Em branco/nulo/nenhum: 11%
- Não sabem/não responderam: 3%
O Datafolha entrevistou 1.204 eleitores presencialmente entre os dias 20 e 22 de agosto. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o Protocolo SP-08344/2024.
Atlas
Pesquisa Atlas divulgada nessa quarta-feira (21/8) mostrou um crescimento de 5 pontos percentuais de Pablo Marçal.
De acordo com a sondagem, Boulos está com 28,5% das intenções de voto, seguido por Nunes, com 21,8%. Na sequência, vem o influencer Pablo Marçal, com 16,3%. A deputada Tabata Amaral aparece com 12%, tecnicamente empatada com o apresentador José Luiz Datena (PSDB), com 9,5%. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.