Virgínia Barros reafirma originalidade em collab com artista do DF

A designer Virgínia Barros, com 30 anos de experiência na moda, acaba de apresentar uma colaboração com a artista brasiliense Raquel Bogéa, da marca Bosque. Por meio do lançamento, ela reafirma o compromisso com a sustentabilidade e prova a própria originalidade no design de calçados e de roupas, ramo no qual se destaca nacionalmente.

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virginia barros calçados moda - metrópoles
A marca de Virgínia Barros é conhecida pela constante inovação

 

O trabalho de Virgínia Barros vai além do útil e do visual. “Sou uma sapateira que conta histórias”, reflete em entrevista à coluna. O DF recebeu, em agosto, o lançamento da coleção Aquática, desfilada na primeira edição do evento Interfashion Brasília. Entre as criações, estão peças confeccionadas com o tingimento natural produzido pela Bosque, da artista Raquel Bogéa.

“O trabalho da Raquel tem tudo a ver com o meu. Quando a conheci, logo percebi que ela caberia na minha loja. Temos uma coisa muito em comum, que é a pesquisa pelo sustentável. Ela também tem essa esperança e trabalha com isso. Fizemos essas peças agora, mas queremos continuar trabalhando juntas”, compartilha Barros.

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Calçado estampa de Raquel Bogéa

 

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Design de Virgínia Barros

 

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Coleção Aquática

 

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Designer Virgínia Barros

 

Virgínia Barros e o ímpeto por criar

Gaúcha radicada em Minas Gerais, Virgínia Barros começou na moda com a tecelagem. Passou a receber atenção ao fazer tricô para grandes marcas, mas foi se encontrar realmente ao cursar estilismo e, então, aprofundou-se no universo dos sapatos. Chegou a lecionar história e desenho de sapato, na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além de realizar pesquisas em museus europeus, onde conquistou amplo repertório.

Para Barros, a busca por inovação e originalidade deve ser constante: “Se eu só olhar sapato para fazer sapato, acabo criando uma réplica. O que busco fazer é pensar em coisa nova. Esse mínimo de originalidade tem que haver, aquele produto tem que ser novo, único”. Essa linha de pensamento é refletida no catálogo da marca, com peças inconfundíveis que proporcionam a designer a ocupar um escalão de credibilidade e qualidade na moda brasileira.

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Ana Chiyo e Ricardo Cubba estrelam a campanha Aquática

 

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Virgínia começou no tricô e atualmente trabalha em diferentes frentes na moda

 

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Calçados são a especialidade da marca

 

A busca de Virgínia Barros pela primazia é traduzida na sustentabilidade, tema essencial para a estilista. “É urgente, é muito importante. As pessoas precisam saber que é emergencial. Não só na moda, mas na atitude, no dia a dia”.

Barros reconhece a “farsa” de algumas marcas e defende ações reais: “Vivemos um tempo muito delicado. O mercado da moda está fingindo que existe uma preocupação. Muito ‘ecotruque’. Grandes marcas fingindo que agem e as pessoas fingindo que acreditam”, protesta.

A designer coloca em prática os próprios ideais. Ela foi pioneira no Brasil, após anos de pesquisa, de um sapato 100% biodegradável. “Eu queria um produto que, se eu enterrasse ele na terra, virasse adubo”, diz. Posteriormente, segue com pesquisas, testes e criações que buscam reduzir o descarte de plástico e outros materiais nocivos ao meio ambiente.

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A sustentabilidade é pilar no trabalho de Virgínia Barros

 

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Peça estampada da nova coleção

 

“Estou apagando um incêndio como um beija-flor, mas estou fazendo a minha parte”, compartilha Virgínia, ao afirmar ter consciência de que não vai mudar o mundo sozinha. “Não vale a pena financeiramente. As pessoas podem não estar nem aí para o que estou fazendo. Mas é importante eu saber que fiz”, finaliza, confiante no ideal que norteia o trabalho.

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