Destaque da NASA: Saturno oculto pela Lua é foto astronômica do dia

Nesta terça (27), a foto destacada pela NASA traz um “eclipse” diferente. O clique de Pau Montplet Sanz mostra uma ocultação lunar de Saturno, que fez o gigante gasoso desaparecer temporariamente por trás do nosso satélite natural. 

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Anéis de Saturno vão sumir em 2025? Não é bem assim

O fenômeno ocorreu no início da madrugada do dia 21 e foi visível no Brasil e em partes da Europa. Caso você não tenha conseguido ver, sem problemas; basta conferir o clique abaixo, capturado em Breda, na Espanha. 

A imagem é uma composição digital composta por algumas das fotos mais nítidas feitas durante o evento. Depois, o fotógrafo ajustou a cor e o brilho, melhorando a visibilidade de Saturno e da Lua. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O mais interessante é que a ocultação aconteceu pouco após a superlua azul, ocorrida em 19 de agosto. 

Saturno desaparecendo por trás da Lua durante uma ocultação (Imagem: Reprodução/Pau Montplet Sanz)

Aquela foi a primeira superlua do ano, e a próxima vai acontecer em 17 de outubro. 

O que é uma ocultação lunar?

Ocultações lunares ocorrem quando a Lua parece ficar na frente de algum outro objeto no céu, como uma estrela, um asteroide ou um planeta, como foi o caso na foto acima. Como ela está perto de nós, se move mais rapidamente em relação aos demais planetas no Sistema Solar. Isso faz com que as ocultações de planetas durem aproximadamente uma hora.

Apesar de estes eventos serem relativamente raros, é mais comum que a Lua oculta estrelas brilhantes. Aliás, é possível até determinar as estrelas visíveis a olho nu que vão “sumir” por trás da Lua; basta observar o caminho que nosso satélite natural segue no céu. 

Também é possível que o astro oculto pela Lua não desapareça totalmente por trás dela, e que fique apenas bem pertinho da sua borda. Estes eventos são conhecidos como “ocultações rasantes”, e são ótimas oportunidades para observarmos a Lua e sua superfície marcada por montanhas e crateras.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Uso de VPN no exterior faz CazéTV suspender transmissão de jogos de futebol
  • DC destrói oficialmente um ícone histórico do Batman após 45 anos
  • Wolverine finalmente supera uma fraqueza e usa como nova habilidade
  • Criatura descoberta em lago pode redefinir origem da vida animal
  • 🔥 MENOR PREÇO | Galaxy S24 Ultra com 512 GB está muito barato com cupom
  • NTT Data lança curso gratuito de Python e Dados com 5 mil vagas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.