O Google enfim mencionou um prazo de lançamento do Android 15, a nova geração do sistema operacional para celulares e tablets. Uma tela de atualização da versão Beta do SO revela que o update será liberado para celulares da linha Pixel a partir do mês de outubro, mas ainda sem confirmar um dia específico.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Gmail para Android ganha atalho para responder e-mails com mais agilidade
- Galaxy S24 FE vaza por completo com detalhes de bateria e carregamento
A informação foi publicada pelo site Android Authority, que notou um novo aviso na tela para desinstalar a versão Beta do Android 15 e retornar para o Android 14. O sistema exibe a mensagem “se você está esperando pela atualização estável do Android 15, ignore esta OTA [atualização do sistema] até que o Android 15 seja liberado em outubro”.
A nova versão do sistema operacional do Google normalmente chega primeiro aos aparelhos da linha Pixel. Depois, os fabricantes podem publicar as próprias interfaces que rodam com base no SO, como é o caso da One UI, da Samsung.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–

Mudança no lançamento
A versão estável do antecessor Android 14 também foi lançada no mês de outubro, então a janela de lançamento não foge muito do padrão da desenvolvedora. No entanto, o Google adotou uma postura diferente e anunciou a linha de celulares Google Pìxel 9 antes de trocar a geração do sistema operacional.
Antes, quem comprava o Pixel mais recente já recebia o celular com a versão do SO lançada no mesmo ano. Em 2024, o Pixel 9 foi comercializado no exterior ainda com o Android 14, do ano passado — é provável que a medida tenha sido adotada para privilegiar os novos recursos de IA dos aparelhos.
Para efeito de comparação, o Pixel 8 foi lançado simultaneamente ao Android 14, enquanto a linha Pixel 7 chegou aos mercados dois meses após a chegada da versão estável do Android 13.
O que esperar do Android 15
A grande atualização não deve trazer tantas mudanças visuais na interface, mas promete algumas novidades interessantes que melhoram a experiência. Os destaques ficam por conta da opção de criar uma área privada para armazenar apps, novas opções para gerenciar PDFs, tela de saúde da bateria e um ajuste para forçar o modo escuro em qualquer app.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- Uso de VPN no exterior faz CazéTV suspender transmissão de jogos de futebol
- DC destrói oficialmente um ícone histórico do Batman após 45 anos
- Wolverine finalmente supera uma fraqueza e usa como nova habilidade
- Criatura descoberta em lago pode redefinir origem da vida animal
- 🔥 MENOR PREÇO | Galaxy S24 Ultra com 512 GB está muito barato com cupom
- NTT Data lança curso gratuito de Python e Dados com 5 mil vagas