China bane carregadores MagSafe da Apple por uso de frequência proibida

Novas regras de radiofrequência aproveitadas pela China irão proibir a venda de alguns carregadores sem fio da linha MagSafe da Apple a partir de 1º de setembro, data de vigência da regulamentação do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação do país.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Quais são os melhores iPhones para comprar em 2024?
  • Chegou a hora do iPhone 16: Apple marca evento para 9 de setembro

Segundo o South China Morning Post, as novas regras reconhecem que carregadores sem fio podem operar apenas em três faixas de frequência: a inferior de 100 a 148,5 kHz, a intermediária de 6.765 a 6.795 kHz e a mais alta de 13.553 a 13.567 kHz.

O governo cita que o objetivo da mudança é “evitar interferência prejudicial às operações de rádio”, como na indústria da aviação, e “manter a ordem das ondas de rádio”.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Como os carregadores MagSafe da Apple operam a 360 kHz, é certo que a empresa precisará remover os acessórios das lojas físicas e online de todo o país e oferecer modelos atualizados dentro da frequência permitida pela China. Neste caso, a mais próxima seria a faixa de 100 a 148,5 kHz.

Além dos carregadores MagSafe com potência de até 15 Watts, a Apple vende modelos com 7,5 Watts de potência (entregando recarga mais lenta) que operam a 127,7 kHz, dentro da faixa permitida. Tais opções não serão banidas e seguem com a disponibilidade.

Sistema de carregamento magnético sem fio da Apple opera em frequência fora da novas faixas permitidas pela China (Imagem: Reprodução/Apple)

A tecnologia da Apple inspirou o projeto do Wireless Power Consortium, que apresentou o Qi 2 (sucessor do muito popular padrão de carregamento sem fio Qi) com ímãs ao redor da bobina de cobra para garantir alinhamento preciso.

Isso significa que outros acessórios de carregamento wireless de fabricantes além da Apple que operam em uma frequência diferente da proposta pela China também terão a venda banida da China.

Por fim, as novas regras regulamentadas na China limitam uma nova potência nominal para a tecnologia de recarga sem fio, com máximo de 80 Watts.

Sistema MagSafe interno dos iPhones não deve sofrer mudança; Apple deve ajustar apenas frequência dos carregadores MagSafe (Imagem: Reprodução/Apple)

A nova linha iPhone 16 será apresentada oficialmente no dia 10 de setembro e não sabemos se a Apple já se preparava para a mudança e apresentará novos carregadores MagSafe.

De qualquer forma, opções adaptadas devem ser lançadas na China em poucas semanas para garantir estoque ao público interessado.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Uso de VPN no exterior faz CazéTV suspender transmissão de jogos de futebol
  • DC destrói oficialmente um ícone histórico do Batman após 45 anos
  • 🔥 TV BARATA | Samsung QLED Q60D com ótimo preço no Magalu
  • Wolverine finalmente supera uma fraqueza e usa como nova habilidade
  • 🔥 MENOR PREÇO | Galaxy S24 Ultra com 512 GB está muito barato com cupom
  • Laz Alonso | 6 filmes e séries com o Leitinho, estrategista de The Boys
Adicionar aos favoritos o Link permanente.