A SpaceX lançou novos satélites Starlink nesta quarta (28), mas nem tudo correu conforme o previsto. Um foguete Falcon 9 decolou na Flórida, mas pouco após liberar os satélites no espaço, seu primeiro estágio voltou à Terra e teve problemas para pousar na embarcação A Shortfall of Gravitas no oceano Atlântico. O desfecho interrompeu uma sequência de 267 pousos e recuperações de sucesso dos boosters.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Tragédias espaciais: os 10 maiores acidentes de todos os tempos
Tudo pareceu correr bem no início da missão, contudo, isso mudou quando o primeiro estágio pousou: a transmissão da SpaceX pareceu mostrar que havia mais chamas que o comum ao redor da base do foguete durante a aproximação da plataforma.
Pouco depois, uma das “pernas” da estrutura de pouso colapsou. O booster logo foi engolido pelo fogo e pela fumaça e tombou na lateral, parecendo cair em direção ao oceano.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Veja abaixo a reprise do lançamento. A falha aparece no fim do vídeo:
Watch Falcon 9 launch from Florida with 21 @Starlink satellites https://t.co/u0TT6F9LpM
— SpaceX (@SpaceX) August 28, 2024
“Depois de uma subida bem-sucedida, o booster do primeiro estágio do Falcon 9 tombou após o pouso na embarcação de drones A Shortfall of Gravitas”, escreveu a SpaceX em uma publicação no X/Twitter. Segundo a empresa, as equipes estão avaliando o ocorrido.
O incidente aconteceu naquele que foi o 23º — e último — lançamento e pouso deste propulsor, um novo recorde para a empresa. Futuramente, a SpaceX planeja certificar os primeiros estágios dos seus Falcon 9 para serem reutilizados até 40 vezes.
Pouco após a implantação dos satélites lançados na Flórida, a SpaceX decidiu suspender o lançamento de Starlinks que aconteceria na Califórnia às 6h58 no horário de Brasília. A ideia é que os engenheiros tenham mais tempo para analisar os dados de telemetria e as filmagens em busca de qualquer sinal de falhas que possam afetar outros foguetes.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- Uso de VPN no exterior faz CazéTV suspender transmissão de jogos de futebol
- DC destrói oficialmente um ícone histórico do Batman após 45 anos
- 🔥 MENOR PREÇO | Galaxy S24 Ultra com 512 GB está muito barato com cupom
- Wolverine finalmente supera uma fraqueza e usa como nova habilidade
- 🔥 TV BARATA | Samsung QLED Q60D com ótimo preço no Magalu
- Redmi Note 14 5G é certificado e chegaria em setembro com carregamento rápido