Magalu começa a vender tecnologia de e-commerce para outras lojas

O Magalu deu início à segunda fase do projeto Magalu Cloud, com o lançamento de uma plataforma de venda de softwares como serviços (SaaS) para outras empresas. Varejistas agora podem implementar nos seus negócios tecnologias que a gigante do e-commerce já usa em lojas e sites por meio de assinaturas mensais.

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A plataforma estreou no último Magalu Expo, durante a apresentação de Rodrigo Schiavini, diretor da divisão Retail as a Service do Magalu Cloud. O Canaltech conversou com o líder do projeto para trazer todos os detalhes nas linhas a seguir.

O segmento de Retail as a Service do Magalu Cloud lançou, até o momento, duas tecnologias diferentes para varejistas de todo o Brasil:


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  • um serviço inteligente de busca e recomendação de produtos para sites;
  • uma plataforma integrada de pontos de venda multicanais para lojas físicas.

As soluções ficam disponíveis direto no site do Magalu Cloud e podem ser contratadas por meio de assinaturas a partir de R$ 40, conforme o tamanho do negócio. Confira, a seguir, como cada produto funciona.

Busca e recomendação da SmartHint

O primeiro software oferecido pelo Magalu Cloud é um serviço de busca e recomendação de produtos para sites. A tecnologia é a mesma que o Magalu utiliza nas próprias lojas virtuais e de empresas do grupo, como KaBuM!, Netshoes, Estante Virtual, entre outros.

Ao Canaltech, Rodrigo explicou que a solução já está funcionando por completo e pronta para ser aplicada nas lojas virtuais de qualquer varejista do Brasil, desde os micronegócios até as plataformas de e-commerce com muito tráfego.

Rodrigo Schiavini, diretor da divisão Retail as a Service do Magalu Cloud (Imagem: Rodrigo Schiavini/Arquivo pessoal)

Segundo o diretor, a loja que contrata o serviço de busca e recomendação passa a ter os mesmos recursos do Magalu, incluindo busca por voz e assimilação, alta velocidade no retorno da pesquisa e dashboards interativos. Os planos começam em R$ 40 por mês e crescem conforme o tamanho da loja.

A tecnologia de busca e recomendação foi desenvolvida pela SmartHint, adquirida pelo Magalu em abril de 2021. Rodrigo contou que a empresa começou atendendo os pequenos varejistas. Após a aquisição, a escala aumentou para médias e grandes lojas.

“Qualquer loja pequena, iniciante, consegue ter acesso à tecnologia robusta. Nosso objetivo é tornar a solução extremamente simples e barata, para que o varejo inteiro possa utilizar de forma escalável”, comentou o diretor de Retail as a Service do Magalu Cloud.

Pontos de venda multicanais

A segunda solução do Magalu Cloud envolve a contratação de pontos de venda multicanais para lojas físicas. Os clientes que contratam o serviço podem solicitar quatro tipos diferentes de soluções integradas desenvolvidas pela Stoq:

  • Balcão: plataforma física instalada direto no balcão que oferece novos meios de pagamento e atendimento sem impacto na experiência do atendente e sem necessidade de treinamento;
  • Autoatendimento: totem de autoatendimento no qual os clientes podem realizar os pedidos e pagamentos por conta própria;
  • SmartPOS: maquininha de cartão da Rede permite registrar pedidos e pagamentos no mesmo equipamento. Ela ainda oferece integração com Passbook, iFood e Magalu, sistema de gestão seguro na nuvem, emissão de cupom fiscal (NFC-e) e centro de monitoramento remoto 24×7;
  • App para celular: aplicativo Stoq Shop que cria um canal de vendas online direto no celular Android ou iOS que permite usar os próprios cardápios, atendimentos, formas de pagamento e métodos de entrega da loja física.

A assinatura da tecnologia de ponto de venda multicanal está disponível como parte do Magalu Cloud. Os planos custam a partir de R$ 49 por mês.

Totem de autoatendimento da Stoq na Bacio di Latte (Imagem: Stoq/Divulgação)

Rodrigo explicou que os pontos de venda multicanais permitem administrar lojas com o mesmo sistema integrado para vendas, gestão e estoque. Entre as empresas que já utilizam a solução estão Bacio di Latte, Holypasta, Da Terra, Nutricar, Gelato Boutique, Onii, Uncle K e Ótica & Cia.

Nas próximas semanas, o Magalu vai integrar todos os clientes do Magalu Marketplace ao app Stoq Shop. Os usuários poderão cadastrar e vender produtos online, e os pagamentos vão cair direto na carteira do MagaluPay.

O Magalu planeja continuar expandindo o catálogo de soluções digitais para varejistas, mantendo os preços acessíveis, enquanto oferece tecnologias robustas.

Rodrigo não entrou em detalhes sobre os próximos lançamentos do Magalu Cloud, mas dá para esperar o lançamento em breve das soluções da VipCommerce para digitalização de supermercados, atacados e atacarejos.

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Leia a matéria no Canaltech.

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