HarmonyOS pode baixar serviços do Google no Huawei Mate 60

Uma atualização no HarmonyOS, sistema operacional dos celulares da Huawei, permitiu a instalação dos Serviços do Google Mobile no Huawei Mate 60 e no dobrável Mate X5. Os aparelhos da fabricante chinesa têm suporte a aplicativos do Android, mas não tinham acesso fácil a demais serviços do ecossistema Google Play, como a própria loja de apps.

  • Huawei abre nova loja oficial virtual no Brasil com ofertas
  • Sem Apple, Samsung domina segmento de dobráveis e Huawei cresce em 2023

De acordo com uma publicação da conta Fixed Focus Digital na rede social Weibo, a loja de apps do sistema recebeu um software chamado microG Companion, que instala uma série de plugins para habilitar os serviços do Google no aparelho. Em seguida, já é possível adicionar uma conta do Google e completar o acesso a demais componentes, deixando a experiência mais parecida com a do Android. 

Aplicativo na loja do HarmonyOS permite entrar com a conta do Google e acessar serviços da empresa (Imagem: Reprodução/Weibo)

O dono da publicação explica que o conjunto de plugins está disponível nas versões 162 e 163 da HarmonyOS. 


Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.

A Huawei ainda não se pronunciou sobre o caso e não há como saber se essa nova opção é parte de um acordo “paralelo” entre a empresa e o Google ou se é apenas uma gambiarra mais prática elaborada por usuários, visto que era possível ter acesso aos serviços Google nos celulares da marca por meio de alguns atalhos.

Fato é que a novidade, ainda disponível apenas na China, pode facilitar a vida de quem opta por um dispositivo da Huawei e não quer abrir mão das facilidades dos serviços Google, como os apps padrão da emrpesa e a própria Play Store.

HarmonyOS e HarmonyOS Next

A fabricante chinesa usa o sistema operacional HarmonyOS em seus celulares como uma alternativa às sanções e bloqueios aplicadas pelo governo dos Estados Unidos a partir de 2019, então no mandato de Donald Trump. A primeira versão chegou aos smartphones em 2021 e usa o Android Open Source Project, um diretório de código aberto que permite rodar aplicativos do sistema operacional do robozinho. 

Atualmente, o HarmonyOS padrão é usado nos aparelhos da marca em todo o mundo, mas a empresa prepara o HarmonyOS Next, uma nova versão completamente independente de aplicativos do Android, prevista para chegar ao mercado chinês no final deste ano. Além disso, analistas de mercado apontam que o sistema pode ultrapassar o iOS no segmento de celulares na China em 2024.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • A tragédia da vida de Jake Lloyd, o ator que fez o jovem Anakin
  • Programa do IRPF 2024 já está disponível; veja como baixar
  • Os 10 melhores jogos de corrida para Android
  • Erupção solar causa apagão de rádio no Brasil
  • Paul Alexander | Homem do pulmão de aço morre de covid aos 78 anos
  • O que muda do Samsung Galaxy A54 para o novo Galaxy A55?
Adicionar aos favoritos o Link permanente.