Mais recente topo de linha básico da marca, o Xiaomi 14 passou pelas mãos da equipe do site DXOMARK para ter o desempenho das câmeras avaliado. Ainda que não confronte celulares mais premium, como o Galaxy S24 Ultra e o recém-declarado campeão de fotografia OPPO Find X7 Ultra, o dispositivo entrega bons resultados e apresenta melhorias notáveis em relação ao antecessor, especialmente no departamento de vídeos.
- Xiaomi Mix Fold 4 ganha possíveis especificações com 16 GB de RAM
- Xiaomi 14 Ultra ganha Edição Reservé com acessórios exclusivos
Apesar de não contar com os números impressionantes do Xiaomi 14 Ultra, “irmão” mais avançado da linha, o Xiaomi 14 aposta em um conjunto de lentes robusto e acima da média, ao menos no papel. São três sensores traseiros, com lente principal de 50 MP e abertura de f/1.6, estabilização óptica (OIS) e foco automático (AF), ultrawide de 50 MP com abertura de f/2.2 e campo de visão de 115°, e telefoto também de 50 MP com abertura de f/2.0, OIS, AF e zoom óptico de 3,2x (distância focal de 75 mm, contra os 23 mm da lente principal).

Todas passam pelo processador de sinal de imagem (ISP) do Snapdragon 8 Gen 3, plataforma mais recente e poderosa da Qualcomm atualmente. A combinação garante bons resultados e é elogiada pelos especialistas do DXOMARK por entregar exposição precisa em todos os cenários testados, balanço de branco geralmente equilibrado, alto nível de detalhes em fotos e vídeos, baixo nível de ruído em fotos, e alta preservação de detalhes em capturas com zoom.
–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
–
Entre as falhas, o time aponta para problemas visíveis de adaptação da exposição em vídeos, baixo constraste em rostos em cenários muito iluminados, presença notável de ruído em gravações feitas sob baixa luz e presença de múltiplos artefatos nas fotografias, incluindo flare (rastros de luz que saem de pontos luminosos) e ghosting (os rastros causados pela movimentação de objetos).
Xiaomi 14 tem bom avanço de câmera
Marcando 138 pontos, o Xiaomi 14 passa longe dos melhores smartphones para fotografia no ranking geral do DXOMARK, mas é bastante competitivo quando colocamos na conta seu preço — o modelo supera alguns favoritos da faixa de “flagships acessíveis” como o iPhone 14 e o Galaxy S23. Os pontos fortes brilham mais ainda quando o comparamos ao Xiaomi 13, especialmente nas gravações, com melhorias proporcionadas pelos sensores aprimorados e lentes de maior abertura.
O topo de linha traria excelente equilíbrio entre texturas dos objetos e ruído, conseguindo preservar um alto nível de detalhes em cenários variados, uma conquista para a categoria de acordo com o site especializado. Fora isso, o balanço de branco é mantido de forma precisa, e há ótimos aspectos como alcance dinâmico (HDR) amplo com exposição correta em vídeos.

Como de costume, também há problemas perceptíveis, que tornam mais claro os sacríficios feitos para torná-lo mais barato. Diversos artefatos estão presentes, assim como instabilidade de cores, foco e exposição, trazendo aspectos desagradáveis às imagens, caso do baixo contraste em rostos. De toda forma, a experiência de fotografia é sólida e proporciona avanços sobre a geração passada.
Além do Snapdragon 8 Gen 3 e do conjunto triplo de câmeras de 50 MP, o Xiaomi 14 traz como destaques a tela OLED de 6,36 polegadas com resolução 1,5K, taxa de atualização de 120 Hz e brilho de até 3.000 nits, som estéreo com Dolby Atmos, bateria de 4.610 mAh com recarga rápida de 90 W e sem fio de 50 W, e Android 14 rodando sob a nova interface HyperOS. O dispositivo é vendido globalmente por preços que partem de € 999 (~R$ 5.445), mas infelizmente ainda não há previsão de vinda ao Brasil.
Xiaomi 14: ficha técnica
- Tela: 6,36 polegadas, OLED, 1.5K (2670 x 1200 pixels), LTPO de 1 Hz a 120 Hz, pico de brilho de 3.000 nits, HDR com HDR10+ e Dolby Vision
- Processador: Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3
- Memória RAM: 8 GB, 12 GB e 16 GB LPDDR5X
- Armazenamento: 256 GB, 512 GB e 1 TB UFS 4.0
- Câmeras traseiras: 50 MP (Principal, f/1.6, OIS, AF) + 50 MP (Telefoto, f/2.0, zoom óptico de 3,2x, OIS, AF) + 50 MP (Ultrawide, f/2.2, 115°)
- Câmera frontal: 32 MP (f/2.0)
- Dimensões: 152,8 x 71,5 x 8,2 mm
- Peso: 188 g (acabamento em tecido), 193 g (acabamento em vidro)
- Bateria: 4.610 mAh com recarga de até 90 W
- Extras: USB-C 3.2 Gen 1 de 5 Gbps, Wi-Fi 7, Bluetooth 5.4, NFC, certificação IP68, som estéreo com Dolby Atmos, emissor infravermelho, carregamento sem fio de 50 W e reverso de 10 W
- Cores disponíveis: preto, branco, rosa e verde
- Sistema operacional: Android 14, sob a HyperOS
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- A tragédia da vida de Jake Lloyd, o ator que fez o jovem Anakin
- WhatsApp começa a bloquear prints de foto de perfil
- Erupção solar causa apagão de rádio no Brasil
- Deputados dos EUA aprovam lei que pode banir o TikTok no país
- Os 10 melhores jogos de corrida para Android
- Programa do IRPF 2024 já está disponível; veja como baixar