Nada a perder (por Mirian Guaraciaba)

O Roda Viva da segunda não trouxe qualquer novidade em relação ao coach-candidato à prefeitura de São Paulo. Mais do mesmo. Jocoso, arrogante, grosseiro, sem educação. Bolsonarismo cuspido e escarrado.

Mas, Marçal assusta. Com seu estilo caviloso, e fingido amadorismo politico, sobe nas pesquisas. Na Infomoney dessa terça, dia 03, passou em um ponto Boulos e Nunes. Marcou 21%.

Nunca se viu nada parecido numa campanha tão importante como a que disputa a prefeitura da maior cidade do País. Marçal tem o domínio de técnica e linguagem de mídia que pouquíssimos conhecem.

Usou e abusou no Roda Viva do gesto do M, exibiu boné e adesivo de campanha alegando não ter tempo de TV, bateu boca com jornalista, não esqueceu do gasto “e o Lula”? Mentiu muitas e muitas vezes (mentiras checadas pela TV Cultura).

O coach, quer ser chamado de “ex-coach” tropeça no PCC – Primeiro Comando da Capital, e a suspeita de ligação do presidente do PRTB, Leonardo Avalanche com a facção criminosa. Taí um tema delicado para Marçal.

Há uma semana, numa entrevista à TV Record, disse, sem constrangimento: “O PCC está infiltrado em quase tudo. Eles viraram uma mega operação de empreendedorismo. Eles estão em tudo. Não tenho nada com esses caras, mas eles estão ai”.

Criminosos empreendem, Marçal? Narcotráfico é empreendimento? Tráfico de armas? Milícias? Na entrevista em questão, ninguém pediu ao coach que explicasse melhor sua “narrativa” aparentemente maluca. Só que não. “Louco é quem me diz”, cantavam Os Mutantes.

No Roda Viva, Marçal só não xingou Bolsonaro e o governador Tarcisio de Freitas. Chamou Alckmin de “bunda mole” porque não acabou com o crime organizado em São Paulo. Chamou eleitores de Lula de “idiotas”, e disse que não tem medo de Alexandre de Moraes.

Marçal não está brincando. Nem é louco. É esperto. Inteligente. Nada tem a perder. Se ganhar a prefeitura, o que é cada vez mais possível, beleza. Se perder a eleição, já ganhou visibilidade e milhões de seguidores a mais nas redes sociais – sujeito que era nada até lançar-se candidato. Perigo real para 2026.

7 DE SETEMBRO – Marçal avisou que não pedirá o impeachment de Alexandre de Moraes, no ato convocado por Bolsonaro, para o próximo sábado, 7 de setembro, na Avenida Paulista. Nessa terça, alertou o capitão: “Está procurando cadeia se pedir o impeachment”.

X – Elon Musk anda chapado, diz o The Wall Street Journal. Um pouco de tudo. Cocaina, LSD, ecxtasy, e a poderosa Cetamina. Extrema direita, aliado de Bolsonaro e Trump, Musk, doidão, faz campanha contra Lula e o STF.

E o X saiu do ar no Brasil. Ficamos exatamente como estávamos.

Mirian Guaraciaba é jornalista

Adicionar aos favoritos o Link permanente.