Após perder o posto de candidato favorito de Arthur Lira (PP-AL) para a sucessão na presidência da Câmara, o líder do União Brasil na Casa, deputado Elmar Nascimento (BA), virou um frequentador assíduo do Palácio do Planalto.
Na manhã desta quinta-feira (12/9), horas após se reunir com o presidente Lula para tratar justamente da eleição ao comando da Câmara, Elmar retornou ao Planalto para mais uma reunião. Dessa vez, com um ministro do governo.
Segundo apurou a coluna, o deputado baiano se reuniu com o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Os dois eram adversários políticos na Bahia, mas se aproximaram nos últimos meses, em meio às articulações de Elmar para eleição na Câmara.
Na terça-feira (10/9), o líder do União Brasil também esteve no Planalto. Naquele dia, o parlamentar baiano esteve na sede do poder Executivo federal para se reunir com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
Como foi a reunião com Lula
Como mostrou a coluna, Elmar levou a Lula na quarta-feira uma série de números para tentar convencer o presidente de que não há um consenso na Câmara em torno de Hugo Motta (Republicanos-PB), novo candidato favorito de Lira.
Até a última semana, Elmar era apontado como favorito de Lira para sucedê-lo na presidência da Câmara. Entretanto, a situação mudou após o presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira (SP), desistir da disputa.
Com o movimento, o presidente da Câmara decidiu apoiar Hugo Motta na eleição, marcada para o dia 3 fevereiro de 2025. Lira confirmou o apoio durante almoço de aniversário do deputado paraibano na quarta-feira, em Brasília.