O último suspiro do acordo Mercosul-União Europeia

O presidente francês, Emmanuel Macron, tem uma viagem confirmada ao Brasil para o final de março, entre os dias 26 e 29. Acompanhado por Lula (PT), ele visitará a sede da COP de 2025 e o projeto de submarino brasileiro no sul do país. Neste tour, o francês passará por Belém (PA), Itajaí (SC), Brasília (DF) e São Paulo (SP).

Lula terá mais uma oportunidade (e quiçá a derradeira) de convencer Macron de que o acordo Mercosul-União Europeia é uma ideia boa. Macron é o principal opositor das negociações no lado europeu.

O presidente brasileiro fará um apelo a Macron, destacando que o acordo não terá impactos negativos sobre os agricultores franceses, uma vez que essa é a principal preocupação da França. O país critica o acordo como se o Brasil e os outros países da América do Sul não se comprometessem com a preservação de suas florestas tropicais, balela.

Durante o encontro, Lula e Macron devem assinar pelo menos 10 acordos bilaterais nas áreas de tecnologia, comunicação e segurança.

Além disso, os dois discutirão sobre a fronteira do Brasil com a Guiana Francesa e as tensões na região devido à disputa territorial entre Guiana e Venezuela pelo Essequibo, além da situação do genocídio de Israel contra os palestinos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.