Sergipe registra aumento de 61,9% nas doações de órgãos em 2024

 

Sergipe registrou um aumento de 61,9% no número de doadores de órgãos em 2024. Entre janeiro e julho, o estado contabilizou 34 doadores, comparados a 21 no mesmo período do ano passado.

No que diz respeito ao transplante de córnea, houve um crescimento significativo: foram realizados 107 de janeiro a agosto de 2023, enquanto em 2024 esse número subiu para 165, representando um aumento de 54,2%.

Esse resultado é atribuído as ações de conscientização em curso, que ganham destaque em setembro, mês da mobilização nacional promovida pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). A campanha visa estimular a doação de órgãos e tecidos, visando não apenas aumentar o número de transplantes, mas também melhorar a qualidade de vida dos que aguardam por doações.

Captação de Órgãos em Sergipe

Na quarta-feira, 18 de setembro, a Central de Transplantes de Sergipe, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou a captação de fígado, rins, córnea e coração. O procedimento ocorreu no Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), após a autorização da família de um paciente de 25 anos, que faleceu em decorrência de um acidente de motocicleta, sendo diagnosticado com morte encefálica.

A coordenadora da Organização de Procura de Órgãos (OPO), Darcyana Lisboa, destacou a importância da doação para salvar vidas. “É fundamental continuarmos o trabalho de sensibilização e conscientização, especialmente durante o setembro verde, para que mais pessoas considerem a doação de órgãos e tecidos, permitindo assim que possamos salvar mais vidas”, enfatizou a coordenadora.

*Com informações Secom

Adicionar aos favoritos o Link permanente.