BC notifica exposição de dados de chaves Pix cadastrados na Shopee

O Banco Central do Brasil (BC) comunicou um incidente de segurança envolvendo a Shopee, que revelou dados pessoais relacionados à 150 chaves Pix, nesta quinta-feira (19). Segundo a autoridade monetária, a exposição ocorreu em razão de “falhas pontuais em sistemas dessa instituição” e não atinge informações sensíveis, como senhas e movimentações bancárias.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Switch 2 entra em produção com duas telas e preço de US$ 400
  • NASA recria “aranhas” de Marte em laboratório

O caso atinge informações sob “guarda e responsabilidade” da SHPP Brasil Instituição de Pagamento e Serviços de Pagamentos LTDA, como nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento, agência, número e tipo de conta. O período do incidente foi de 2 a 4 de setembro de 2024.

Contudo, nenhuma informação sigilosa foi afetada pela falha. “As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”, reforça o BC.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Procurada pelo Canaltech, a Shopee não se posicionou sobre o caso até o momento da publicação. A matéria será atualizada em caso de resposta.

Pessoas atingidas serão notificadas

Com a exposição, as pessoas que tiveram os dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificadas sobre o caso, informou a autoridade monetária. Esse aviso será realizado somente pelas plataformas digitais da instituição financeira, como o app ou internet banking, da instituição de relacionamento.

“Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail”, diz a nota à imprensa.

O Banco Central ainda explica que “foram adotadas as ações necessárias para a apuração detalhada do caso” e que serão aplicadas “medidas sancionadoras previstas na regulação vigente”.

VÍDEO: CUIDADO com os 6 principais GOLPES envolvendo PIX, saiba como se PROTEGER

 

Outras exposições

A exposição de dados relacionados à chaves Pix sob responsabilidade da Shopee dá sequência a outros incidentes informados pelo BC. Em agosto, uma falha deixou às claras dados de quase 8 mil chaves do banco BTG Pactual, também de natureza cadastral e sem informações sensíveis. 

Em 2024, também houve outras notificações envolvendo a Unicred, 99Pay, Iugu, Pagcerto, Banpará, Sumup e Fidúcia.

Segundo um relatório do Banco Central, o maior incidente registrado até o momento ocorreu em 2021, quando dados cadastrais vinculados quase 400 mil chaves Pix sob a guarda do Banese foram expostos. 

Confira outras matérias do Canaltech:

  • Estruturas misteriosas são detectadas sob a superfície de Marte
  • Wolverine desiste oficialmente dos X-Men após triste destino de um amigo
  • Microsoft indica data de lançamento geral do Windows 11 24H2

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.