Breve será inaugurado o Núcleo Histórico Indigena em Santa Inês

Como parte do Musinês – Museus de Arte, Ciência e Cultura de Santa Inês-Bahia, no Sítio Arqueológico de Lagoa Queimada, brevemente será inaugurado o Núcleo Histórico Indigena. A gestão de Santa Inês, em processo de valorização da cultura indigena local, entrega um espaço museológico que contará a história dessa comunidade tradicional a partir de um artefato indigena encontrado na localidade.

Em Santa Inês-BA, cidade localizada no Território de Identidade Vale do Jiquiriçá, no estado da Bahia, em 2004 foi encontrado por moradores locais uma urna funerária indigena da tradição Aratu. Lagoa Queimada é uma comunidade rural com 600 habitantes e que tem raízes profundas em uma antiga aldeia indígena, cuja presença é evidenciada por fragmentos de cerâmica encontrados no local.

A Urna Indígena é um valioso artefato cerâmico da tradição Aratu, um grupo que habitava o Recôncavo Baiano há mais de mil anos. A urna foi descoberta na praça central do Povoado de Lagoa Queimada e notificada ao Museu de Arqueologia e Etnologia – MAE/ UFBA em 2006, com a ajuda do IPHAN. Esses vestígios revelam uma aldeia que existiu antes da colonização portuguesa e sugerem a possibilidade de mais urnas ainda enterradas na região.

Com intuito de fortalecer e romper com a discriminação aos povos originários, Santa Inês dispôs de uma exposição permanente intitulada “pokãyá’re nossas raízes”, que significa “plantar nossas raízes”, o Núcleo Indígena de Lagoa Queimada exibirá a Urna original encontrada na localidade e exposições de arte indígena. Tendo a curadoria do artista Ziel Karapotó, o Núcleo conta com outros 23 artistas indígenas da Bahia e de todo o Brasil, evidenciando a representatividade multicultural da arte indigena. Além disso, teremos exposição de fazedoras de artesanato da palha de licuri, muito comum em todo território santineense.

A preservação e a exposição desses itens são importantes para a valorização e fortalecimento da cultura indígena, engendrando um processo de retomada da ancestralidade indigena para Lagoa Queimada.

POR: Matheusa Maria Ribeiro (73 8884-5710)
Fotografia: Ricardo Ferreira (73 8220-6415)

O post Breve será inaugurado o Núcleo Histórico Indigena em Santa Inês apareceu primeiro em Criativa Online.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.