Expert de Harvard revela se jejum intermitente ajuda na perda de peso

Estratégia alimentar extremamente utilizada para perda de peso, o jejum intermitente consiste em passar entre 12 e 16 horas em jejum para reduzir a quantidade de refeições ao longo do dia. Apesar da grande popularidade do método, a estratégia pode não ser benéfica para todos.

De acordo com Frank Hu, professor de nutrição na Harvard TH Chan School of Public Health, pesquisas recentes descobriram que o benefício do jejum intermitente é “semelhante ou até modesto sobre a dieta tradicional de restrição calórica para perda de peso”.

“Talvez sua principal vantagem seja sua simplicidade, tornando-o mais fácil de seguir em comparação com outros planos de perda de peso”, destacou.

Composição de alimentos saudáveis ​​com talheres, prato, fita métrica, framboesas vermelhas frescas e despertador em fundo bege pastel, Close-up
Jejum intermitente não é indicado para todas as pessoas de uma maneira genérica

A nutricionista e colunista do Metrópoles Thaiz Brito esclarece que o jejum pode ser considerado uma boa estratégia a depender de quem o siga. “É preciso ter em mente que ele não se trata de uma estratégia universal, tampouco é indicado para todo mundo”, adverte.

Ela defende que a prática pode ser uma excelente estratégia para o emagrecimento, mas não se pode desconsiderar a restrição calórica. “De nada adianta ficar um tempo sem comer e, ao voltar, compensar as calorias e um pouco mais”, afirma.

7 imagens

1 de 7

Cicero Lopes/Metrópoles

2 de 7

Cicero Lopes/Metrópoles

3 de 7

Cicero Lopes/Metrópoles

4 de 7

Cicero Lopes/Metrópoles

5 de 7

Cicero Lopes/Metrópoles

6 de 7

Cicero Lopes/Metrópoles

7 de 7

Cicero Lopes/Metrópoles

Como o jejum intermitente pode não se encaixar na rotina alimentar de todos, é importante procurar um profissional da saúde para saber se não existem contraindicações.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram

Adicionar aos favoritos o Link permanente.