Veja por que você não deve tomar banho quente logo após comer à noite

No trabalho, você pode ter pensado o dia todo em uma coisa: voltar para casa, saborear uma boa refeição e tomar um banho antes de relaxar à noite. No entanto, se essa sequência for muito apressada, pode trazer problemas.

Banho após as refeições não é recomendado – Foto: Dmytro Sheremeta/ND

Por que não tomar banho quente?

De acordo com a Top Santé, isso pode ser prejudicial, especialmente se a água do banho estiver muito quente.

Após a refeição, nosso corpo precisa digerir os alimentos. Para que a digestão ocorra de forma eficiente, o intestino e o estômago precisam de um bom suprimento de nutrientes e, consequentemente, de sangue.

Banho quente atrapalha digestão

Banho quente atrasa a digestão – Foto: Reprodução Internet

Quando tomamos um banho quente, os vasos sanguíneos próximos à pele se dilatam para ajudar a resfriar o corpo. Esse processo, que acontece ao mesmo tempo em que estamos digerindo, pode prejudicar a digestão e torná-la mais lenta.

Sintomas

Uma digestão lenta pode levar a náuseas, inchaço e desconforto. Além disso, esse atraso pode causar refluxo e queimação no estômago, pois o ácido gástrico pode voltar para o esôfago.

Se o sangue estiver sendo solicitado tanto pelos intestinos quanto pela superfície da pele durante o que chamamos de “banho digestivo”, a pressão aumentada sobre o sistema circulatório pode resultar em queda da pressão arterial.

Má digestão pode causar náuseas – Foto: Shutterstock/ND

Como evitar

Para evitar esses problemas, os profissionais de saúde recomendam tomar um banho frio (ou morno).

Isso ajuda a evitar a sobrecarga no sistema sanguíneo, permitindo que ele se concentre na digestão.

De maneira geral, é melhor esperar pelo menos trinta minutos entre a refeição e o banho para promover uma digestão ideal e garantir uma noite  confortável.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.