CelebrityNumberSix | Como IA ajudou a resolver mistério de quatro anos no Reddit

Uma simples estampa com rostos de pessoas famosas gerou um mistério que mobilizou milhares de pessoas na rede social Reddit e demorou quatro anos para ser resolvido. A busca para identificar a “Celebrity Number Six” (“Celebridade número seis”, em tradução livre) começou em 2020, foi concluída apenas em setembro deste ano e contou com uma ajuda importante de ferramentas de IA e reconhecimento facial.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Como usar a pesquisa por imagem do Google | Guia Prático

O que é a Celebrity Number Six?

Tudo começou em 2020, quando um usuário de nome TontsaH foi à comunidade de cinema do Reddit, postou a foto de um tecido com várias fotos de celebridades e pediu ajuda para reconhecer todas elas. Ele disse que tinha uma cortina estampada com a imagem desde 2009, mas nunca conseguiu identificar todo mundo — então, nada melhor do que pedir ajuda para a engajada base de usuários da plataforma.

Rapidamente, os usuários deram um número para cada rosto e começaram a investigação. Algumas descobertas foram fáceis, como a modelo brasileira Adriana Lima, a atriz Jessica Alba e os atores Josh Holloway, Ian Somerhalder e Orlando Bloom. A única dor de cabeça estava justamente para saber quem era a celebridade de número 6 da lista, que não se encaixava com o perfil de nenhuma estrela de Hollywood.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Em destaque, a Celebridade Número Seis da estampa de tecido com celebridades (Imagem: Reprodução/Reddit/CelebrityNumberSix)

Investigação dedicada

Aos poucos, mais pessoas se interessavam pelo mistério, até que a investigação ganhou uma comunidade própria no reddit, chamada r/CelebrityNumberSix — atualmente, possui mais de 90 mil usuários, mas tinha cerca de 40 mil até a resolução da busca. 

Os primeiros palpites de famosos deram errado, então as pessoas tentaram quase todos os recursos disponíveis, como busca por imagem do Google, uso do WayBack Machine para achar versões antigas do catálogo na web e consulta em acervos do banco Getty Images com as fotos originais das outras celebridades (a hipótese é de que o designer poderia ter selecionado as imagens da mesma origem). 

Não havia nada concreto, mas a teoria dos “detetives” era de que as fotos teriam sido tiradas entre 1995 e 2008, então a comunidade tentou achar qualquer registro a partir disso.

Comunidade reuniu informações sobre todas as outras celebridades, incluindo a origem da foto original usada na estampa (Imagem: Reprodução/Reddit/CelebrityNumberSix)

Em certo ponto, um usuário encontrou a foto da estampa em um catálogo de produtos da Finlâdia e entrou em contato com a fabricante do tecido, lançado no mercado há pelo menos 15 anos, mas a resposta também não veio. 

De acordo com o usuário IndigoRoom (que terá destaque em breve na história), em entrevista ao jornal El País, algumas pessoas já reivindicaram que eram a “Celebrity Number Six”, mas nunca conseguiram confirmar o feito com a imagem original. 

Fim do mistério

Já no quarto ano de investigação, um usuário chamado StefanMorse teve a ideia de colorir a imagem original da Celebridade Número Seis para deixá-la com o aspecto de uma foto real, não de um desenho. Ele pegou o resultado e enviou para análise da plataforma PimEyes, usada para fazer busca reversa por imagem — quando o usuário envia uma foto e quer descobrir de onde ela veio ou quais são as pessoas presentes no arquivo.

O site oficial da empresa revela que o software faz reconhecimento facial a partir de algoritmos de inteligência artificial e machine learning. Além de localizar todos os registros online com o rosto da pessoa, também oferece um caminho para reivindicar direitos de imagem e até tirá-la do ar. 

A pesquisa por lá identificou o rosto da modelo espanhola Letícia Sardá e foi uma das principais pistas para ajudar a solucionar o mistério. No entanto, faltava a informação mais importante: achar a foto original. 

Os resultados eram muito parecidos com o rosto da estampa, mas nenhum deles era a foto que gerou todo esse movimento online — como já foi mencionado, muita gente já alegou ter resolvido a investigação, mas a imagem usada no tecido nunca veio à tona.

StefanMorse compartilhou seus resultados na comunidade do Reddit, até que outro usuário, de nome IndigoRoom, decidiu pesquisar pelo nome da modelo no Google e encontrar uma capa da revista Woman, de 2006, com uma foto bem parecida com aquela da estampa. Ele identificou o nome do fotógrafo e entrou em contato com o profissional.

Após uma troca de conversas, o fotógrafo enviou a foto original que enfim acabaria com todo o mistério. Finalmente, depois de quatro anos, a resposta para a sexta celebridade estava ali, mas a comunidade não recebeu muito bem a informação: muitos usuários e até moderadores do espaço acusaram IndigoRoom de criar uma imagem por IA.

A investigação só acabou quando membros entraram em contato com a própria Leticia Sardá, que publicou uma foto segurando o retrato usado na revista. Caso encerrado.

Enfim, a Celebridade Número Seis, Leticia Sarda, com a foto original (Imagem: Reprodução/TikTok/Leticia Sarda)

Fama repentina

Leticia Sardá, de 43 anos, vive nas Ilhas Canárias, na Espanha, trabalhou como modelo até 2009 e depois disso seguiu uma vida fora dos holofotes. Enquanto milhares de pessoas se desdobravam para descobrir sua identidade, ela não fazia ideia do que estava acontecendo no mundo virtual.

“Um dia abri meu email e essa pessoa diz ‘Oi, você pode confirmar que este é seu rosto?”, disse Sardá em entrevista ao jornal The New York Times. Ela comentou que ficou assustada com o assunto da conversa, leu a explicação do caso, mas não imaginava que era algo tão grande.

A imagem usada na estampa estava guardada em um portfólio enviado para agências de modelos, que ela alega não ter aberto nos últimos 10 anos, mas ainda estava em sua casa. 

Com a repercussão, ela abriu contas no Instagram, no Reddit e no TikTok, e começou a vender cópias da foto original para a comunidade na plataforma. Sardá também participou de uma entrevista aberta na rede social e conversou com veículos internacionais de imprensa.

@leticia.sarda Interview with Spanish Newspaper @El País ♬ Cafe・Study・Work・Lofi・Chill(1464479) – Tana Music

“Eu baixei uns 27 aplicativos nos últimos dias”, brincou a verdadeira Celebridade Número Seis ao The New York Times. Porém, ela demonstrou sentimentos mistos com a fama de uma hora para outra.

“Tem sido muita coisa para mim nos últimos dias. Eu tento aproveitar porque ao ler os comentários não tem ninguém me odiando ou dizendo algo errado. Muitas dessas pessoas me procuraram e fizeram esforços para me encontrar, isso me faz feliz de certa forma. Também me deixa preocupada, eu tento dar a eles o que eles querem porque eles fizeram muito esforço somente para encontrar uma pessoa num tecido”, completou.

LEIA TAMBÉM:

  • Xiaomi “derruba” Apple e se torna 2ª maior fabricante de celulares do mundo
  • Lecar | “Tesla brasileiro” é visto em shopping e vai usar motor de Kardian
  • RCS do iOS 18 ainda não está disponível nas operadoras brasileiras

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.