Morro do Careca é isolado devido ao avanço da maré em Natal

Desde sexta-feira (20), a base do Morro do Careca, em Natal, está sendo isolada como parte das medidas emergenciais da Defesa Civil para conter os danos causados pelo avanço do mar na cidade. A medida faz parte do decreto de estado de emergência emitido pelo prefeito Álvaro Dias (Republicanos), que visa proteger a orla de Ponta Negra e a Via Costeira.

A Defesa Civil de Natal informou que a erosão na base do Morro do Careca aumentou, comprometendo a segurança de banhistas, que continuam acessando áreas isoladas. Além do isolamento, barreiras provisórias estão sendo reconstruídas para reduzir o impacto das ondas nas estruturas já fragilizadas pela força da maré.

O avanço do mar destruiu dissipadores de drenagens em trecho de hotéis em hotéis e aumentou o processo erosivo do Morro do Careca, principal cartão-postal da cidade, segundo relatório da Defesa Civil.

Segundo Fernanda Jucá, chefe de vistoria da Defesa Civil, a ação emergencial é necessária para evitar acidentes e reforçar a proteção das áreas atingidas, como o Morro do Careca. Ela alertou que, apesar da sinalização, pessoas continuam utilizando o local, o que coloca em risco a segurança de quem frequenta a região.


LEIA TAMBÉM

A obra de engorda da praia de Ponta Negra, considerada a solução definitiva para conter o avanço da maré, está paralisada há mais de duas semanas e tem previsão de conclusão em cerca de 90 dias. Até lá, as medidas emergenciais, como a colocação de pedras ou sacos de areia, continuarão sendo adotadas para minimizar o impacto das ondas e proteger a população.

A Guarda Municipal intensificou a fiscalização no Morro do Careca para garantir que o isolamento seja respeitado, e novas alternativas para conter a erosão costeira estão sendo analisadas pelas secretarias municipais.

ESTAMOS NAS REDES

Siga no Bluesky

Siga-nos no X (antigo Twitter)

Siga-nos no Instagram

Curta no Facebook

Inscreva-se no Youtube

Participe do Canal no WhatsApp

O post Morro do Careca é isolado devido ao avanço da maré em Natal apareceu primeiro em Diário Carioca.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.