Titan: transcrição revela briga em reunião com chefe de submarino

Foi divulgada a transcrição de uma reunião entre o chefe da OceanGate, Stockton Rush, o ex-diretor de operações marítimas, David Lochridge e outros três funcionários que discutiram a segurança do submersível Titan. O encontro aconteceu em 2018, cinco anos antes do acidente que matou cinco tripulantes durante expedição até os destroços do navio Titanic, a cerca de 3,8 mil metros de profundidade.

A transcrição foi revelada pela Guarda Costeira dos Estados Unidos (EUA). A reunião foi marcada por questionamentos sobre a segurança do Titan. O CEO da OceanGate respondeu as dúvidas afirmando que o projeto seria uma das coisas mais seguras que iria fazer na vida.

“Ninguém vai morrer sob minha supervisão (…) Não tenho desejo de morrer… Acho que esta é uma das coisas mais seguras que farei na vida”, disse Stockton Rush, uma das vítimas do acidente do submarino Titan.

O encontro foi marcado por uma discussão acalorada entre Rush e Lochridge. O documento foi divulgado pela Guarda Costeira dos EUA como parte da investigação sobre o desastre de junho de 2023.

Na semana passada, David Lochridge prestou depoimento no inquérito público como ex-funcionário da OceanGate. Em seu depoimento, o ex-diretor de operações marítimas disse as autoridades americanas que foi chamado para a reunião em 19 de janeiro de 2018, onde levantou questões sobre os sérios problemas com o projeto do submarino.

As preocupações de Lochridge alertavam para a baixa qualidade do casco do submarino, que era feito de fibra de carbono, e problemas com a maneira como o Titan estava sendo construído e testado.

“Aquela reunião acabou sendo uma discussão de duas horas e dez minutos… Sobre minha demissão e como minhas divergências com a organização, em relação à segurança, não importavam.”, disse David Lochridge.

A transcrição mostra momento que Lochridge questiona Rush sobre a segurança do projeto.  “Estou abordando o que vejo como preocupações de segurança, preocupações que mencionei verbalmente… que foram descartadas por todos”, destacou Lochridge.

Stockton Rush respondeu: “Eu os ouvi e dei a você minha resposta, e você acha que minha resposta é inadequada”. O CEO da OcenGate continuou: “Tudo o que fiz neste projeto foi as pessoas me dizendo que não iria funcionar.”

O CEO da OcenGate demostrou aos participantes da reunião que não tinha desejo de morrer e reafirmou que o submarino estava seguro. “Tenho uma neta. Vou ficar por perto. Entendo esse tipo de risco, e vou encarar isso de olhos abertos. Acho que essa é uma das coisas mais seguras que farei na vida.”

“Posso inventar 50 razões pelas quais temos que cancelar e fracassar como empresa. Não vou morrer. Ninguém vai morrer sob minha supervisão”, concluiu Rush.

Lochridge foi demitido após o encontro. Ele levou suas preocupações à Administração de Segurança e Saúde Ocupacional dos EUA (Osha, na sigla em inglês). De acordo com David Lochridge, a agência do governo foi lenta e falhou em agir. Após aumentar a pressão dos advogados da OceanGate, ele desistiu do caso e assinou um acordo de não divulgação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.