Colisão entre a Via Láctea e Andrômeda já começou, dizem cientistas

Estudos recentes indicam que pode acontecer uma colisão entre a Via Láctea e Andrômeda, separadas por 2,5 milhões de anos-luz. Os cientistas indicam que as galáxias estão interagindo através de seus halos de gás, marcando o início de um choque que deve ocorrer completamente em 4 a 5 bilhões de anos.

Galáxias unidas em colisão entre a Via Láctea e Andrômeda

Estudos recentes indicam que pode acontecer uma colisão entre a Via Láctea e Andrômeda, separadas por 2,5 milhões de anos-luz – Foto: Canva/Divulgação/ND

O estudo foi liderado pela astrofísica Nikole Nielsen, da Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos. A descoberta foi feita após observar que esses halos galácticos, que são enormes nuvens de gás que envolvem as galáxias, se sobrepõem, criando uma conexão inicial.

Halos circungalácticos desempenham papel crucial em colisão entre a Via Láctea e Andrômeda

Os halos circungalácticos desempenham um papel crucial nessa interação. Estudos mostraram que esses halos se estendem muito além do que se imaginava, permitindo que as galáxias comecem a influenciar uma à outra.

Embora as galáxias estejam a milhões de anos-luz de distância, a presença de matéria escura e gases interestelares nos halos pode ter começado a misturar os elementos das duas galáxias.

Galaxia para falar sobre colisão entre a Via Láctea e Andrômeda

Halos circungalácticos desempenham papel crucial em colisão entre a Via Láctea e Andrômeda – Foto: Canva/Divulgação/ND

A colisão entre a Via Láctea e Andrômeda é inevitável?

Apesar de muitos acreditarem que a colisão é certa, novas pesquisas sugerem que há apenas 50% de chance de que isso ocorra.

Isso porque galáxias vizinhas, como a Galáxia do Triângulo e a Grande Nuvem de Magalhães, podem interferir e mudar a rota da fusão. Ainda assim, a interação entre as duas galáxias já está acontecendo.

O futuro do Sistema Solar em risco?

Caso a colisão aconteça, há uma possibilidade de que o Sistema Solar seja expulso da Via Láctea, sendo arremessado para uma nova região do espaço. No entanto, quando isso ocorrer, em cerca de 5 bilhões de anos, o Sol já terá se transformado em uma gigante vermelha e a Terra se tornará inabitável.

Avião andando por cima da Terra

A colisão entre a Via Láctea e Andrômeda devem ocorrer em um período em que a Terra não estará habitável – Foto: Canva/Divulgação/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.