Novo navio da BYD consegue transportar 7 mil carros de uma vez

A BYD finalizou a construção de seu segundo navio e está pronta para dar sequência ao seu plano de “invadir o mundo” com seus carros elétricos e híbridos. O BYD Hefei se junta ao Explorer Nº1, que já viajou até para o Brasil, e tem características tão impressionantes quanto as do “irmão”.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Explorer Nº 1 | Como é o meganavio da BYD?

Assim como o primeiro navio próprio da marca chinesa, o BYD Hefei, batizado com esse nome para homenagear a capital da província de Anhui, sede da montadora, tem os mesmos 199,9 metros de comprimento do Explorer Nº1 e a mesma capacidade de transporte, que chega a até 7.000 carros por viagem.

A velocidade máxima da embarcação é de 18,5 nós, equivalente a 34 km/h, e o combustível utilizado reforça o compromisso da marca com um mundo mais sustentável. O navio conta com um inovador sistema de propulsão que utiliza, além do combustível convencional, o GNL (gás natural liquefeito), que não é tão limpo quanto a energia dos carros, mas menos poluente que o diesel de outras embarcações.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A autonomia do segundo navio da BYD é suficiente para navegar por até 15.800 milhas náuticas, o que equivale a 29.000 quilômetros. O alcance é tanto que daria para fazer uma viagem entre a China e o porto de Santos, no Brasil, já que a distância entre os pontos é de aproximadamente 11.000 milhas náuticas.

BYD Hefei é o segundo dos oito navios que a montadora chinesa quer ter em sua frota própria (Imagem: Divulgação/BYD)

BYD quer frota com oito navios

Finalizado no estaleiro Guangzhou Shipyard International, o BYD Hefei é o segundo dos oito navios que a marca chinesa quer ter à disposição em sua frota própria para dar conta da alta demanda global pelos seus carros elétricos e híbridos.

O Hefei, aliás, já poderia ser lançado ao mar para iniciar seus trabalhos para a BYD, mas, antes, passará por testes de segurança e desempenho para provar que foi projetado de acordo com o que pedem os regimentos da indústria naval.

A previsão é que o BYD Hefei seja oficialmente lançado pela marca ainda em 2024, mas a data e o destino da primeira viagem oficial do novo cargueiro da montadora chinesa seguem mantidos em segredo. O aumento da frota fará com que a marca economize um bom dinheiro, já que em 2023, antes do Explorer Nº1 ser adquirido, foram gastos mais de US$ 100 mil em aluguéis de navios de terceiros.

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.