BYD quer inaugurar fábrica na Bahia já em outubro

A construção da fábrica de carros elétricos da chinesa BYD na Bahia segue em ritmo acelerado. O projeto iniciado em março, prevendo inicialmente 3 fábricas e produção de até 150 mil veículos ao ano, já espera ter a primeira fase de sua linha de montagem em outubro.

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Na imagem, antigas instalações da Ford em Camaçari que darão lugar ao complexo da BYD (Foto: Ford/Divulgação) 

Montagem começa em 2025

Segundo a imprensa local, equipamentos para a instalação dessa linha de montagem já seguem da China para Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (BA), em navios que devem aportar no próximo mês.

O vice-presidente da BYD Brasil, Alexandre Baldy, havia anunciado anteriormente que a fábrica da BYD deve começar a produzir ainda este ano, a princípio com montagem parcial ou total de carrocerias e peças (procedimentos chamados de SKD e CKD, respectivamente) com kits importados da China.


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Depois, em segunda fase, os modelos seriam nacionalizados, com peças fabricadas no parque de fornecedores locais, que prevê outras 30 instalações, e um total de 3 linhas próprias da BYD.

Fala-se ainda no possível beneficiamento local de baterias, formando o chamado “Vale do Silício Brasileiro”, plano que ainda não foi confirmado.

BYD já treina funcionários no Brasil e via intercâmbio com a China (Foto: BYD/Divulgação)

Intercâmbio de funcionários

Quando estiver totalmente operacional, o complexo da BYD em Camaçari terá utilizado investimentos que podem chegar a R$ 6,5 bilhões, empregando 10 mil funcionários diretos.

Atualmente, a fase de fundação, construção dos galpões de produção e primeiras instalações de testes empregam quase 500 trabalhadores, que ocupam a antiga área da fábrica da Ford.

Outros 150 funcionários estão sendo preparados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) da Bahia, ao passo em que uma comitiva com 22 profissionais da BYD embarcou para a sede da BYD em Shenzhen, na Cina, para treinamento de até 60 dias na linha original de produção de automóveis eletrificados da marca.

Parque Kuichong, na sede da BYD em Shenzhen, é inspiração para vila operária na Bahia (Foto: BYD/Divulgação) 

BYD terá bairro para funcionários

Também está em andamento a construção de prédios residenciais para até 4.200 funcionários da BYD, em área a 3,5 km da fábrica de Camaçari.

Esse mesmo modelo é adotado na sede da BYD em Shenzhen, onde além do bairro para funcionários, a fabricante chinesa instalou um monotrilho, cuja linha se estende para outras regiões da cidade.

No Brasil, o condomínio para funcionários tem um total de 81 mil metros quadrados de área planejada.

Quais carros a BYD fará no Brasil?

Ainda não se sabe quais modelos serão fabricados localmente, mas especula-se que a lista conte com os elétricos Dolphin Mini (hatch subcompacto) e Yuan Pro (SUV compacto), bem como os híbridos King (sedan médio) e até mesmo a inédita picape Shark (que inicialmente será fabricada no México).

Está previsto também o lançamento de modelos híbridos com motores a combustão do tipo flex, movidos a gasolina e etanol, em conjunto com baterias de média potência.

BYD Yuan Pro
Veja como é o BYD Yuan Pro (BYD/Divulgação)
BYD Yuan Pro
Veja como é o BYD Yuan Pro (BYD/Divulgação)
BYD Yuan Pro
Veja como é o BYD Yuan Pro (BYD/Divulgação)
BYD Yuan Pro
Veja como é o BYD Yuan Pro (BYD/Divulgação)
BYD Yuan Pro
Veja como é o BYD Yuan Pro (BYD/Divulgação)
BYD Yuan Pro
Veja como é o BYD Yuan Pro (BYD/Divulgação)
BYD Yuan Pro
Veja como é o BYD Yuan Pro (BYD/Divulgação)

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