Hyundai Ioniq 5 | SUV elétrico chega ao Brasil com recarga ultrarrápida

A Hyundai Motor Brasil começou a receber reservas do elétrico Ioniq 5 nesta terça-feira (24). Considerado um crossover pela marca sul-coreana, o modelo terá versão única Signature, com preço inicial de R$ 394.990 e entregas a partir de novembro.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Quanto o BYD Dolphin desvalorizou um ano após o lançamento?
  • Tecnologia em excesso deixa motoristas distraídos; entenda

Novo segmento de rivais

Considerando a motorização elétrica, entrega de equipamentos, preço e tamanho, o Hyundai Ioniq 5 consolida uma nova faixa de mercado no Brasil, que procura se distanciar dos modelos das marcas chinesas, abaixo; bem como das alemãs premium, acima.

Estas acabam tendo preço mais conta, mas ficam deslocadas na briga. O SUV médio elétrico BYD Yuan Plus custa bem menos: R$ 236 mil. Já o modelo grande BYD Tan custa muito mais: R$ 540 mil.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

É praticamente o mesmo cálculo na linha da GWM, que tem o SUV com visual esportivo Haval H6 GT custando R$ 320 mil.

Já os novos Porsche Macan e Audi Q6 e-tron (este também em pré-venda por R$ 530 mil), que compartilham plataforma, acabam ficando bem acima em preço.

Os rivais diretos são Volvo C40, que parte de R$ 360 mil; o conterrâneo Kia EV5 (que é menor) a R$ 400 mil; bem como o novíssimo Chevrolet Blazer EV, também em pré-venda, mas a elevados R$ 480 mil.

Ioniq 5 só chega ao Brasil em tons de cinza e preto (Foto: Divulgação/Hyundai)

Rápido andando e recarregando

Feito sobre a novíssima plataforma eletrificada E-GMP, lançada no final de 2020, o Hyundai Ioniq 5 vai se valer do porte e da potência, tanto de motores, quanto de recarga, para se diferenciar no mercado nacional.

Segundo a fabricante, a versão importada ao Brasil terá dois motores elétricos integrados (um em cada eixo), bateria de 84,0 kWh, potência combinada de 325 cavalos e torque máximo de 61,6 kgf/m, com tração integral AWD, apelidada de HTRAC pela Hyundai.

Com esse conjunto, aceleração de 0 a 100 km/h promete ser feita em apenas 5,3 segundos, com velocidade máxima limitada 185 km/h.

Mas o que surpreende é o tempo de recarga prometido. Por conta da arquitetura de 800V, que permite ciclos otimizados e uso de estações de ultrapotência (350 kW, padrão DC), o Ioniq 5 pode retomar de 10% a 80% da energia em cerca de 18 minutos.

Interior promete agradar fãs de tecnologia (Foto: Divulgação/Hyundai)

Autonomia

Ainda assim, o Ioniq 5 será vendido com dois recarregadores: um doméstico portátil de apenas 2,6 kW (AC) para ser plugado na tomada de casa, outro de 7,68 kW do tipo wallbox.

Embora prometa passar dos 500 quilômetros de alcance no ciclo europeu de medições, o Inmetro validou o Ioniq 5 com autonomia máxima de 374 km.

Como é o Hyundai Ioniq 5?

Apesar de o design do Ioniq 5 se assemelhar ao de um típico hatchback, a Hyundai coloca o Ioniq 5 no segmento dos SUVs, e talvez faça isso por conta de seu visual robusto, com vincos e linhas bem definidas na carroceria.

Em termos de dimensões, o crossover apresenta 4,63 metros de comprimento e 3 m de entre-eixos. De para-choque a para-choque, se alinha a modelos como Chevrolet Equinox (o modelo a combustão, que será renovado até o final do ano), Haval H6 GT e Caoa Chery Tiggo 8, entre outros.

Já o espaço interno proporcionado pela base ampla é similar ao de modelos como Land Rover Defender 110 e Jeep Grand Cherokee, bem como de picapes intermediárias, como é o cado da Ford Maverick.

Com visual minimalista, o Hyundai Ioniq 5 foi inspirado no clássico Pony, concorrente dos anos 1970 e 1980 para Honda Civic, Toyota Corolla, mas com linhas feitas pelo designer italiano Giorgetto Giugiaro, que também criou o Volkswagen Golf.

Hyundai clássico, Pony é inspiração para Ioniq 5 (Foto: Riley from Christchurch, New Zealand / CC BY 2.0)

Qualquer cor, desde que cinza e preto

Para o lançamento, a Hyundai vai oferecer 5 cores, mas sem muita variação, ao estilo pregado por Henry Ford, que acelerava a linha de produção do calhambeque Ford T entregando apenas unidades da cor preta.

São apenas tons de prata ou preto, ora com acabamento brilhante, ora fosco, com interior alternando entre cinza e preto, também:

  • Champagne Gravity Matte (fosco), com interior cinza off-white

  • Cinza Ecotronic Matte (fosco), com interior cinza off-white

  • Cinza Ecotronic Matte (fosco), com interior preto

  • Cinza Cyber Metálico (brilhante), com interior preto

  • Preto Abyss Perolizado (brilhante), com interior preto

Mesmo parecendo um hatch, espaço é de picape intermediária (Foto: Hyundai/Divulgação)

Conforto e segurança

A proposta no interior do Hyundai Ioniq 5 é de alta tecnologia, com duas telas digitais, ambas de 12 polegadas, head-up display, 6 falantes da marca premium Bose e teto solar panorâmico.

Em termos de segurança, câmera 360 graus e sistema Adas (auxílio semiautônomo ao condutor) estão previstos.

Além de controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e luz alta adaptativa, há ainda frenagem automática emergencial, assistente de permanência e centralização de faixa, assistente de ponto cego, assistente de estacionamento traseiro, assistente de prevenção de colisão de tráfego cruzado traseiro e assistente de desembarque seguro.

Hyundai globalizada

Com o Ioniq 5, a Hyundai confirma a nova fase, em que seguirá lançamentos feitos no resto do mundo, como anunciou Airton Cousseau, presidente e CEO da Hyundai Motor Brasil.

Antes, a marca havia anunciada a chegada do SUV grande de luxo Palisade ao Brasil.

“No início do ano, comunicamos que o portfólio global da Hyundai teria sua comercialização agilizada no Brasil. A chegada do Palisade comprova este movimento voltado a ampliar a oferta para todos os estilos de clientes”, afirmou Cousseau.

Hyundai Ioniq 5
Hyundai Ioniq 5 (Divulgação/Hyundai)
Hyundai Ioniq 5
Hyundai Ioniq 5 (Divulgação/Hyundai)
Hyundai Ioniq 5
Hyundai Ioniq 5 (Divulgação/Hyundai)
Hyundai Ioniq 5
Hyundai Ioniq 5 (Divulgação/Hyundai)
Hyundai Ioniq 5
Hyundai Ioniq 5 (Divulgação/Hyundai)
Hyundai Ioniq 5
Hyundai Ioniq 5 (Divulgação/Hyundai)
Hyundai Ioniq 5
Hyundai Ioniq 5 (Divulgação/Hyundai)
Hyundai Ioniq 5
Hyundai Ioniq 5 (Divulgação/Hyundai)

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.