Morre aos 100 anos Shigeichi Negishi, inventor da máquina de karaokê

Notícia triste para todos os cantores de karaokê pelo mundo: Shigeichi Negishi, o inventor de sua primeira máquina, morreu aos 100 anos no dia 26 de janeiro. A notícia foi confirmada por sua filha Atsumi Takano através do “The Wall Street Journal”. Ela afirma que o empresário morreu em Tokyo por causas naturais.

Em 1967, Negishi, que na época trabalhava para uma empresa de eletrônicos, projetou a Sparko Box –depois de ser pego cantando mal em seu escritório– a criação passaria a inspirar máquinas de karaokê no futuro em todo o mundo.

Ao perceber que seu canto poderia ser melhorado com a presença de uma trilha de fundo, ele montou um alto-falante, um gravador de fita e um microfone, e levou o protótipo para casa para sua esposa e filhos. A primeira performance de karaokê naquela noite foi com uma versão instrumental de “Mujo no Yume”, de Yoshio Kodama.

Negishi também criou o termo karaokê, uma contração das palavras japonesas para ‘vazio’ e ‘orquestra’, embora seu distribuidor não tenha gostado do nome, sentindo que se assemelhava muito à palavra ‘kanoke’, que significa caixão.

Chegando ao nome da Sparko Box, Negishi começou a produzir em massa a máquina, visitando bares e restaurantes para vendê-las, vendendo aproximadamente 8000 delas ao longo de um período de oito anos. À medida que os anos 1970 avançavam, outros inventores eventualmente criariam protótipos semelhantes, incluindo o 8 Juke de Daisuke Inoue, mas o de Negishi os antecedeu por vários anos.

O título de Negishi como pioneiro original são reconhecidas pela Associação Industrial de Karaokê do Japão, a maior organização de fabricantes e vendedores de karaokê do país. No entanto, ele nunca patenteou a invenção, algo que, segundo pessoas próximas ao empresário, “nunca o incomodou”.

The post Morre aos 100 anos Shigeichi Negishi, inventor da máquina de karaokê appeared first on Billboard Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.