Preço de memórias cai 20% por falta de demanda do público

A novela do preço das memórias DRAM e NAND ganhou mais um capítulo nesta semana. Depois de registrar quatro altas consecutivas apenas em 2024, o preço desses chips de armazenamento caiu cerca de 20% no último mês devido à falta de demanda do público e do mercado.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Como escolher a melhor memória RAM para o seu computador?
  • Memória RAM CAMM2 | O que muda no novo padrão?

A retração foi liderada pela falta de interesse do público e do mercado, sobretudo, por módulos de 8 GB de memória RAM DDR4. Com a baixa demanda, o preço desses chips caiu 17,07%, para US$ 1,7 em setembro. Para a firma de análise de mercado DRAMeXchange, isso é reflexo de um novo padrão de comportamento dos usuários, que estão migrando do antigo padrão DDR4 para o mais atual DDR5.

A transição para o novo padrão de memória RAM também faz com que os estoques de módulos DDR4 encalhem. Para dar vazão a esses produtos e fazer o inventário girar, as fabricantes apelam para descontos e promoções, puxando ainda mais os preços para baixo.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Dessa forma, a redução dos estoques abre espaço para aumento de demanda por pentes DDR5 e contribui para acelerar a adoção do novo padrão pelo mercado. Apesar disso, nem tão cedo devemos ver uma redução significativa do preço desses componentes.

Mesmo com redução do preço de memórias DRAM e NAND, SSDs PCIe 5.0 devem seguir custando caro por um tempo (Imagem: Divulgação/AORUS)

Quando memórias voltarão a ser baratas?

Ao longo de todo este ano, memórias DRAM e NAND acumulam alta de preço de mais de 50%. Os reajustes sucessivos fazem parte de uma estratégia das fabricantes para recuperar prejuízos que se amontoaram desde que eclodiu a pandemia de covid-19.

Para se livrar de estoques defasados e gerar interesse no mercado, uma série de descontos e promoções foram praticados naquela época. Na sequência, os preços foram puxados para cima em uma série de 4 reajustes seguidos feitos a partir do último trimestre de 2023.

Agora os valores atingiram um ponto de inflexão e estão tão altos que espantam mercado e consumidores. Sem interesse e sem demanda, a alternativa da indústria é voltar a reduzir os preços.

Mesmo assim, deve demorar bastante tempo até essas reduções serem notadas no varejo e e-commerce. Módulos de memória RAM DDR4 e SSDs PCIe 4.0 ainda dominam o mercado por uma margem ampla; por isso, ainda há um longo caminho até que seus estoques reduzam e o DDR5 e PCIe 5.0 se tornem mainstream e acessíveis.

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.