Não é só na verdura: conheça os 5 industrializados com mais pesticidas

O Brasil lidera o ranking de países que mais utilizam defensivos agrícolas. Para se ter uma ideia, a quantidade excede 700 mil toneladas anualmente, superando os Estados Unidos e a China, o segundo e terceiro colocados no ranking, juntos.

A mais recente avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil, inclusive, apontou vestígios de pesticidas proibidos ou acima do nível permitido por lei em um em cada quatro alimentos de origem vegetal. Além disso, o Atlas dos Agrotóxicos mais recente, publicado pela Fundação Henrich Böll, da Alemanha, apontou aumento no índice de intoxicação no Brasil de nada menos que 97%, entre 2010 e 2019.

Já não gera espanto que vegetais presentes nos hortifrútis absorvem alto teor de defensivos. O pimentão dominou a cena, seguido pela goiaba, cenoura, tomate e laranja, respectivamente.

Mas a informação que choca é que o consumo dessa substância não se limita aos vegetais. O Atlas dos Agrotóxicos encontrou traços de agentes químicos até em itens industrializados. O nuggets é o alimento com maior traço de agentes. Depois, requeijão, salsicha, hambúrguer de carne bovina e produtos de carne em geral aparecem na lista.


0

 

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) também analisou 24 amostras de nuggets, salsichas e cia. Entre esses produtos, 14 apresentaram restos de pesticidas.

Essa preocupação certamente representa uma preocupação extra. Até mesmo biscoitos recheados foram identificados com a presença da substância.

Dessa forma, lavar criteriosamente os vegetais frescos e mudar o perfil da compra podem ser alternativas para se blindar. Optar por itens orgânicos e agroecológicos também são possibilidades.

Quanto aos industrializados, o ideal mesmo é evitar ao máximo o consumo desses alimentos que, por si só, já não agregam à saúde.

(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica

Adicionar aos favoritos o Link permanente.