O Pix por Aproximação terá um funcionamento similar aos cartões com NFC, e vai permitir que os pagamentos sejam feitos sem digitar uma chave ou fotografar um QR Code. A seguir, conheça a tecnologia e veja quando os brasileiros vão poder explorar o novo recurso.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Entenda a nova regra de limite do Pix para celulares sem cadastro
- Pix automático chega em 2025, mas bancos decidem antecipar estreia; veja quais
O que é Pix por Aproximação?
Assim como acontece atualmente com os cartões de crédito e débito, a nova modalidade vai permitir que os pagamentos com Pix sejam realizados com NFC, principal tecnologia por trás dos pagamentos por aproximação. A novidade será uma alternativa ao QR Code, Pix Copia e Cola e às chaves.
Como vai funcionar o Pix por Aproximação
A estimativa é que a ferramenta tenha um funcionamento similar aos “cartões wireless”. Ou seja, para fazer uma transferência, o usuário só precisaria levar o celular até o terminal de pagamento, sem ter que digitar chaves ou fotografar códigos.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Para isso, o usuário teria que cadastrar a sua conta em carteiras digitais ou usar o próprio aplicativo do banco, caso a companhia ofereça esse recurso aos clientes.
Até o momento, não há confirmação de lançamento do Pix por Aproximação no Apple Wallet, Carteira do Google e Samsung Wallet.
Quando o Pix por Aproximação vai chegar?
Em julho, o Banco Central estipulou o seguinte cronograma para a implantação da Jornada de Pagamentos Sem Redirecionamento (JSR):
- Previsão na regulamentação: 4 de julho de 2024;
- Regulamentação específica da JSR: 31 de julho de 2024;
- Testes em produção: 14 de novembro de 2024;
- Lançamento: 28 de fevereiro de 2025.
Vale lembrar que alguns bancos já iniciaram um programa piloto para fazer testes com a tecnologia antes do lançamento geral. Além disso, o cronograma do BC poderá ser alterado no futuro.
Qual é o benefício da nova modalidade?
A nova forma de interação chega para simplificar o uso da plataforma de pagamentos instantâneos. Com o recurso, os usuários terão um processo mais ágil para fazer transações, sem a necessidade de abrir o app do banco, digitar a senha e fazer todo o processo de transferência do Pix.
Em vez disso, será preciso apenas acionar uma carteira digital compatível e levar o celular até o terminal de pagamento, por exemplo.
Confira outras matérias do Canaltech:
- Quais são os principais “golpes do Pix” e o que fazer para evitá-los
- Pix | O que é o Mecanismo Especial de Devolução (MED)?
- BC confirma lançamento do Pix Automático em junho de 2025
VÍDEO: CUIDADO com os 6 principais GOLPES envolvendo PIX, saiba como se PROTEGER
Leia a matéria no Canaltech.