Associações ligadas à educação cobram fortalecimento do Fies e Prouni

O Brasil Educação, que reúne as 15 principais associações do setor particular, entregou a Agenda Trienal 2025/2027 para as principais lideranças políticas e educacionais do país. A entrega ocorreu durante evento de cerimônia de posse dos reitores e reitoras das Instituições Federais de Ensino, promovida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), em Brasília.

Celso Niskier, conselheiro que está a frente do Brasil Educação e na presidência da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) foi o responsável por conduzir a entrega da agenda para as autoridades de destaque. O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, os ministros Camilo Santana e Alexandre Padilha, e o presidente do CNE, César Callegari, receberam a agenda juntamente com o senador Flávio Arns, presidente da Comissão de Educação do Senado.

Niskier afirma que a Agenda Trienal representa um marco para o avanço da educação no Brasil.

“A entrega da Agenda Trienal 2025/2027 reflete o compromisso do Brasil Educação em atuar como um interlocutor ativo e propositivo entre o setor particular e as lideranças públicas. Nosso objetivo é construir um modelo educacional mais inclusivo, sustentável e inovador, alinhado às necessidades do Brasil contemporâneo.”

No documento constam diretrizes elaboradas em cinco eixos: Expansão, Qualidade, Inovação, Regulação e Tributação. Das propostas presentes, se destacam:

  • Fortalecimento de programas como o Fies e o Prouni, ampliando o acesso ao ensino superior;
  • Estímulo à inovação tecnológica, especialmente em práticas pedagógicas;
  • Modernização da formação de docentes, preparando-os para os desafios do século XXI;
  • Implementação de uma tributação mais justa, incentivando a acessibilidade no ensino privado;
  •  Criação de modelos de incentivo inclusivos e sustentáveis, promovendo equidade no setor educacional.

“A Agenda Trienal é um roteiro estratégico que busca não apenas o crescimento do setor particular, mas também uma integração efetiva com o sistema público, potencializando o impacto social da educação no Brasil”, reforçou Niskier.

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