App de benchmark FurMark 2 chega com teste da rosca para GPU

O FurMark 2 finalmente está entre a comunidade do PC. Após um período de fase beta e 16 anos depois do lançamento original da primeira versão, a sequência chega para ser o grande inimigo de placas de vídeo em benchmarks sintéticos, prometendo esquentar e levar os modelos topo de linha ao limite com muitos avanços técnicos, incluindo o famoso teste da rosca peluda voadora.

  • 5 programas para testar a placa de vídeo na sua capacidade total
  • O que são os CUs das placas de vídeos?

Para começar, o FurMark 2 é uma ferramenta cross-platform que utiliza a tecnologia GeeXLab para oferecer compatibilidade entre sistemas Windows 32 e 64-bits e Linux 64-bit. Em breve, a desenvolvedora Geeks3D adicionará suporte ao Linux 32-bit, Raspberry Pi 5 e, possivelmente, macOS. 

O software de benchmark também traz compatibilidade com as APIs OpenGL 3.2 e Vulkan 1.1, mas ainda não há informações sobre suporte ao DirectX 12, embora a tecnologia seja compatível com o GeeXLab. É possível que mais APIs e outras funcionalidades sejam lançadas ao programa com o passar dos anos, mesmo que o primeiro FurMark tenha ficado por muito tempo sem atualizações significativas. 


Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/

Nova interface do FurMark 2 tem integração com o GPU Shark e o CPU-Z (Imagem: Captura de tela/Felipe Vidal/Canaltech)

A volta da rosquinha

O FurMark foi lançado originalmente em 2007 e, embora tenha ficado muito conhecido por suas capacidades de estressar GPUs ao máximo, o seu famoso teste do donut ganhou muita popularidade. Mesmo que não seja realmente um donut ou rosquinha, e sim uma forma geométrica similar a de um toroide, os usuários podem ficar tranquilos, pois poderão brincar com a rosquinha e estressar sua máquina.

Brincadeiras a parte, o teste é extramente complexo e pesado, fazendo até com que placas super parrudas, como a GeForce RTX 4090, cheguem ao seu limite térmico. Além do teste do donut, há um novo benchmark chamado de nó, que parece ser ainda mais intenso que o da rosca.

O FurMark 2 tem suporte a todas as GPUs recentes e o teste do nó parece um real desafio para qualquer componente (Imagem: Captura de tela: Felipe Vidal/Canaltech)

O FurMark 2 pode ser baixado gratuitamente no site oficial do software e os usuários ainda podem enviar suas pontuações para um site de ranking. 

  • 🛒 Confira ofertas de placas de vídeo da NVIDIA no Kabum!
  • 🛒 Veja placas de vídeo da AMD com preço baixo no Kabum!
  • 🛒 Conheça mais placas de vídeo da Intel em promoção no Kabum!

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Xiaomi lista os primeiros celulares que vão receber o HyperOS
  • Xiaomi lança câmera de segurança CW500 com preço baixo e proteção contra chuva
  • MWC 2024 | Infinix mostra tecnologia de resfriamento, recarga à distância e mais
  • As 50 piadas mais engraçadas do Google Assistente
  • iOS 18 pode trazer mudanças no visual, diz jornalista
  • Qual é o melhor Apple Watch para comprar em 2024?
Adicionar aos favoritos o Link permanente.