A experiência de já ter cozinhado um arroz grudento ou empapado não é única. Apesar de ser um alimento relativamente fácil de fazer, é comum não conseguir a consistência perfeita. Entretanto, a solução pode estar em um produto usual da cozinha: o vinagre.
Incluir o vinagre nos ingredientes para o preparo do arroz pode parecer uma técnica inusitada, mas a receita pode trazer inúmeros benefícios. Além de trazer textura e consistência para o arroz, apostar no vinagre pode ser favorável para a saúde.
Segundo a nutricionista Adriana Molica, estudos indicam que o vinagre de arroz apresenta efeito contra bactérias como Staphylococcus aureus, Bacillus cereus, Salmonella enterica e Escherichia coli. “O consumo de vinagre também pode melhorar a digestão e ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue”, adiciona.
As propriedades antibacterianas naturais também contribuem para a conservação do arroz cozido por mais tempo, prevenindo a deterioração rápida.
Para um arroz soltinho, a especialista indicou a receita abaixo:
Ingredientes:
- 1 xícara de arroz branco
- 2 xícaras de água quente
- 1 colher de chá de vinagre de arroz (ou vinagre de maçã)
- 1 colher de sopa de óleo (preferencialmente de girassol ou azeite)
- 1/2 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 1/2 colher de chá de sal
Modo de preparo
- Primeiro, aqueça o óleo em fogo médio. Depois, adicione a cebola picada e refogue até que ela comece a ficar transparente.
- Acrescente o alho picado e refogue por mais alguns segundos até que comece a dourar levemente. Junte o arroz cru e o sal, misturando bem para envolver todos os grãos com o tempero.
- A seguir, deixe o arroz fritar por aproximadamente um minuto, mexendo ocasionalmente para garantir que não grude no fundo. Depois, acrescente a água quente na proporção de duas partes de água para cada parte de arroz – neste caso, 2 xícaras de água.
- Adicione o vinagre e misture uma última vez para distribuir o tempero uniformemente. Prove o caldo e ajuste o sal, se necessário.
- Assim que a água atingir o mesmo nível do arroz, abaixe o fogo e tampe parcialmente a panela. Deixe cozinhar até que o arroz absorva toda a água. Para verificar se a água secou completamente, faça um pequeno buraco no arroz com um garfo e afaste alguns grãos do fundo da panela – se perceber que ainda está úmido, deixe cozinhar por mais alguns minutos.
- Quando a água tiver evaporado por completo, desligue o fogo e mantenha a panela tampada por cerca de 5 minutos para que o arroz termine de cozinhar no próprio vapor. Após esse tempo, solte os grãos com um garfo para deixá-los bem separados e transfira para uma tigela.
Por que a receita funciona?
De acordo com Molica, adicionar uma pequena quantidade de vinagre durante o cozimento do arroz ajuda a reduzir a liberação de amido dos grãos. Isso evita que eles fiquem grudados e tem como resultado um arroz mais soltinho, de textura agradável.
O vinagre ainda é capaz de realçar sutilmente o sabor do arroz, sem deixar o gosto forte. Ou seja: a técnica não apenar evita que o alimento fique “papado”, como também adiciona ainda mais sabor ao prato.