Há quem mande bem ao preparar ovo, seja frito, seja como omelete. Embora pareça fácil, algumas pessoas enfrentam uns perrengues ao fazer o alimento, deixando encharcado de óleo ou manteiga. Em alguns resultados consta o gosto de queimado. Mas, calma lá, que os problemas no comando da frigideira estão prestes a ter um ponto-final.
Mente por trás do perfil do Instagram OlhaQLoko, o chef João Felippe ensina um passo a passo da receita de ovo frito na água. Em entrevista à coluna Claudia Meireles, o influenciador de gastronomia salienta que o modo de preparo envolve cinco etapas.
- Pegue uma frigideira de superfície lisa e coloque em fogo médio. “Não pode ser alto”, enfatiza o ex-participante do Masterchef Brasil.
- Depois de dois minutos, despeje um pouco de água na superfície: “Se a água borbulhar e evaporar, ainda não está no ponto de receber o ovo. A hora ideal de colocar o alimento é quando a água deslizar na superfície.”
- Opte por colocar ovos frescos na frigideira ou chapa. “Ao usar ovos gelados, há a redução da temperatura da superfície, prejudicando o resultado”, garante o chef.
- Coloque um filete de óleo ou azeite na frigideira e, em seguida, adicione o ovo com cuidado.
- Espere um ou dois minutos até tentar, com a ajuda de uma espátula, desgrudar qualquer parte do ovo que porventura tenha grudado.
O influenciador destaca que o ovo pode ser temperado antes ou depois. “Isso não interfere no resultado”, pontua. Ele sugere usar sal e pimenta do reino. Veja o vídeo aqui.
De acordo com João Felippe, quem almeja preparar o alimento não precisa dispor de uma frigideira antiaderente. “Esse tipo de revestimento facilita o processo de fritar um ovo sem grudar, mas pode ser qualquer uma. O que vale é se atentar principalmente à temperatura da superfície antes de colocar o alimento”, aconselha.

Pipoca
Recentemente, o ex-participante do Masterchef Brasil ensinou como fazer a pipoca perfeita e estourar todos os milhos. Segundo João Felippe, antes de colocar os grãos na panela, é preciso deixá-los em um copo com água, que deverá ficar turva. Essa ação, com duração de 15 minutos, visa “hidratar” o milho.
Caso não deixe o tempo necessário, pode ser um sinal de que os grãos absorveram somente um pouco de umidade, o que atrapalha o preparo. “Se não esperar, pode ser que os grãos não tenham hidratado o suficiente, resultando em menos estouro, pipocas menores ou milhos de baixa qualidade”, apontou o chef.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.