O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com o líder russo, Vladimir Putin, na manhã desta sexta-feira (9/5) — tarde, na Rússia —, no Grande Palácio do Kremlin, em Moscou. Na abertura do encontro, o chefe do Planalto fez críticas às tarifas impostas pelo governo de Donald Trump, nos Estados Unidos, e reforçou o desejo de aprimorar as relações comerciais com a Rússia.
“As últimas decisões anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos de taxação de comércio com todos os países do mundo, de forma unilateral, joga por terra a grande ideia do livre-comércio. Joga por terra a grande ideia do fortalecimento do multilateralismo, e joga por terra, muitas vezes, o respeito à soberania dos países que nós temos que ter”, afirmou Lula.
Veja imagens da chegada do petista à residência oficial de Putin:
Ainda durante a reunião, Lula afirmou que a visita tem por objetivo estreitar a parceria estratégica entre os países. O titular do Executivo demonstrou interesse em avançar na cooperação em áreas de ciência e tecnologia, defesa, energia, entre outros. Além disso, Lula citou a necessidade de equilibrar a balança comercial.
“O Brasil tem interesses políticos, comerciais, culturais, científicos e tecnológicos com a Rússia. Por seu lado, a Rússia deve ter muitos interesses com o Brasil. Somos duas grandes nações, em continentes opostos, fazemos parte do sul global e nós temos a chance de, nesse momento histórico, a gente poder fazer com que a nossa relação comercial possa crescer muito” frisou o petista.
“Nós temos um fluxo comercial de aproximadamente US$ 12,5 bilhões de dólares. É um fluxo comercial bastante deficitário para o Brasil. Mas nós entendemos que o potencial de crescimento dessa relação é muito grande. É por isso que nós estamos aqui”, destacou.
Putin, por sua vez, ressaltou que o Brasil é um importante parceiro comercial na América Latina e Caribe, sendo um dos principais importador de produtores derivados de petróleo da Rússia.