Não é ceviche: saiba como fazer o frito chiclayano, o café da manhã favorito do Papa Leão XIV

na foto aparece o frito chiclayano, a comida favorita do papa Leão XIV

Frito chiclayano é a comida preferida de Robert Prevost, o novo Papa – Foto: Reprodução / Youtube (@acomerpe)

Recém-eleito líder da igreja católica, Robert Francis Prevost, ou Papa Leão XIV, revelou uma curiosidade gastronômica que chamou atenção dos fiéis e admiradores ao redor do mundo.

O café da manhã favorito do Papa Leão XIV é chamado de frito chiclayano, um prato típico da cidade de Chiclayo, no Norte do Peru. Além do envolvimento religioso, Prevost cultivou laços afetivos e culturais com o povo local.

O que é o frito chiclayano, prato preferido do Papa Leão XIV?

Apesar do nome, o prato não é exatamente “frito”. Trata-se de um guisado de carne de porco, marinado com ingredientes típicos da gastronomia peruana como ají panca, ají amarillo, alho, cebola e chicha de jora, uma bebida fermentada à base de milho.

na foto mostra o Papa Leão XIV que tem como café da manhã favorito o frito chiclayano

Comida favorita do novo pontífice é o frito chiclayano desde os tempo que morava na cidade de Chiclayo  – Foto: Vatican News/vaticannewspt/Instagram

O frito chiclayano, favorito do Papa,  é servido com mandioca cozida, milho branco, arroz ou zarandaja (uma espécie de feijão da região). Essa comida é presença obrigatória em festas de família e celebrações da região, sendo um símbolo da culinária lambayecana.

Como preparar o frito chiclayano em casa

Para preparar o frito chiclayano em casa, você precisará de 1 kg de carne de porco (costela, paleta ou panceta); duas colheres de sopa de alho amassado; duas colheres de sopa de ají panca (ou substitua por páprica defumada para um sabor semelhante).

Além desses ingredientes, para preparar a comida preferida do novo pontífice, você vai precisar de uma colher de sopa de ají amarillo (opcional, se quiser mais picante); três colheres de sopa de vinagre branco ou de maçã; uma colher de chá de sal (ajuste a gosto), uma pitada de pimenta-do-reino e meia colher de chá de cominho em pó e duas colheres de sopa de azeite ou óleo vegetal.

Modo de preparo

  • Prepare a marinada em uma tigela grande. Misture o alho, ají panca, ají amarillo, vinagre, sal, pimenta, cominho e o azeite. Se for usar chicha de jora, adicione também neste momento.
  • Mexa bem até formar uma pasta aromática.
  • Corte a carne de porco em pedaços médios e envolva bem com a marinada. Cubra com plástico-filme e leve à geladeira por pelo menos 4 horas — idealmente de um dia para o outro, para intensificar o sabor.
  • Transfira a carne e toda a marinada para uma panela funda. Cozinhe em fogo médio, tampado, por cerca de 1 hora, mexendo ocasionalmente. A carne vai cozinhar no próprio suco até ficar macia.
  • Após cozida, retire a tampa e deixe a carne dourar na própria gordura que vai se soltar.
  • Você também pode transferi-la para uma frigideira ou assadeira para grelhar por alguns minutos, garantindo uma textura crocante por fora.
  • Monte o prato com os acompanhamentos: mandioca cozida, milho branco e arroz branco (ou zarandaja, se encontrar).
  • Finalize com um pouco da marinada reduzida por cima.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.