Papa Leão XIV tem primeiro encontro com a imprensa nesta 2ª. Acompanhe

O papa Leão XIV se encontra nesta segunda-feira (12/5) com mais de seis mil jornalistas e profissionais da mídia internacional A coletiva de imprensa, que já se tornou uma prática comum entre os pontífices eleitos, será no Salão Paulo VI, no Vaticano.

Leão XIV deve falar sobre as prioridades e o tom de seu papado, assim como a escolha do nome, entre outras questões da Igreja Católica.

Acompanhe aqui:

O papa Francisco, em 2013 , e o papa Bento XVI, em 2005, se reuniram com a imprensa dias após serem escolhidos para liderar a Igreja Católica Romana.

Escolha do novo papa

A escolha do novo pontífice foi anunciada na quinta-feira (8/5), por volta das 13h08 (horário de Brasília), quando a tradicional fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina, seguida pelo som dos sinos da Basílica de São Pedro.

A decisão foi tomada após quatro rodadas de votação iniciadas na quarta-feira (7/5), quando os cardeais ficaram isolados para o conclave. O nome de Leão XIV foi confirmado depois que ele alcançou o mínimo necessário de 89 votos.

Assim como o novo papa, os dois últimos pontífices, Bento XVI e Francisco, foram anunciados no segundo dia de votação no conclave.

Quem é Leão XIV

O cardeal Robert Prevost, dos Estados Unidos, é o novo líder da Igreja Católica. O sucessor de Francisco tem 69 anos e é o 267º clérigo a ocupar no cargo. Ele é o primeiro pontífice norte-americano e escolheu o nome de Leão XIV.

Nascido em 14 de setembro de 1955, em Chicago, Prevost iniciou seu noviciado em 1977 na Ordem de Santo Agostinho em Saint Louis. Estudou na União Teológica Católica de Chicago, onde se formou em teologia.

Aos 27 anos, Robert Francis Prevost foi enviado pela Ordem a Roma para estudar direito canônico na Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino. Recebeu a ordenação sacerdotal em 19 de junho de 1982.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.